Bares e restaurantes de Curitiba serão visitados por agentes do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) durante a noite desta quinta-feira (13). A ação é educativa e tem o objetivo de lembrar os frequentadores da proibição de dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas, estabelecida pela lei seca.
A blitz ocorrerá em locais de grande movimentação de pessoas nas regiões do Largo da Ordem, Centro Cívico e Batel. O objetivo é orientar sobre a importância de um trânsito mais seguro, e alertar os motoristas para os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir.
A lei seca completou uma ano em junho de 2009. Segundo o Detran/PR, desde que a legislação entrou em vigor houve uma redução de 6,26% nos acidentes de trânsito com vítimas em todo Paraná. Até junho de 2008 foram registrados 21.745 acidentes no estado, enquanto que no mesmo período de 2009 registrou-se 20.382.
Em Curitiba, o índice aponta uma redução ainda maior - 22,89% - na quantidade em acidentes com vítimas. O número caiu de 3.983 no primeiro semestre do ano passado para 3.071 no mesmo período deste ano. Também foi registrado redução de acidente no período da campanha de trânsito da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Em julho de 2008, aconteceram 622 acidente e 5 mortes em Curitiba. Em julho de 2009 foram 492 acidentes e nenhuma morte.
O condutor que for flagrado com 2 decigramas de álcool por litro de sangue leva multa de R$ 957,60, perde a habilitação e tem o veículo apreendido. Com 6 decigramas por litro de sangue ou 0,3 miligrama por litro de ar, responde criminalmente, e fica sujeito à pena de 6 meses a 3 anos de detenção.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem no mundo cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano em conseqüência de acidentes de trânsito. No Brasil, depois dos homicídios, os acidentes de trânsito são a segunda principal causa de morte entre os brasileiros do sexo masculino, entre 15 e 34 anos.



