• Carregando...
 | Divulgação/Guarda Municipal
| Foto: Divulgação/Guarda Municipal

Uma blitz promovida pela Guarda Municipal (GM) na manhã desta quarta-feira (15) encontrou até um cachorro de médio porte em um ônibus da linha Alferes Poli, no Centro de Curitiba. O animal estava com um grupo de 14 pessoas que havia entrado no veículo sem pagar a passagem. Todos os “fura-catracas” foram advertidos pelos guardas e obrigados a descer. A fiscalização faz parte da Patrulha do Transporte Coletivo, da GM.

Após ter partido da Praça Rui Barbosa, o ônibus foi abordado por volta das 11h20 no cruzamento da Rua Baltazar Carrasco dos Reis com a 24 de Maio. O veículo conduzia 24 passageiros, dos quais apenas dez havia pagado a passagem. Os outros 14 não tinham sequer o cartão do transporte coletivo – essa linha não tem cobrador e só aceita pagamento com cartão. Nenhum dos invasores – nem mesmo o cão – esboçou reação à ação da Guarda.

“Todos desceram para serem abordados, revistados pelos guardas. O cachorro ficou ali, perto, no entorno. Era um cachorro manso”, disse o Carlos Celso dos Santos Júnior, coordenador operacional da GM.

Durante a revista, os guardas encontraram duas câmeras de monitoramento com uma das pessoas. Ninguém se apresentou como responsável do cachorro, que, assim como os outros “fura-catracas”, foi deixado no local da abordagem. “São coisas com as quais a gente não se depara todos os dias. Denota o desrespeito de alguns usuários do transporte coletivo. Coitados dos motoristas e cobradores, que ficam reféns dessas situações”, apontou o inspetor.

Segundo Santos Júnior, a Patrulha no Transporte Coletivo tem caráter educativo e de orientação. Logo, todos os invasores foram repreendidos. Em caso de reincidência, eles devem ser levados a uma delegacia da Polícia Civil, para lavratura de um termo circunstanciado.

A linha Alferes Poli vinha sendo monitorado pela GM por, historicamente, sofrer com assaltos, furtos, arrastões e invasões. A Patrulha, no entanto, não se restringe aos ônibus da região central, mas os guardas desenvolvem ações em todas as regionais da capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]