
A partir desta sexta-feira (15), Curitiba terá pelo menos três blitze diárias de fiscalização da Lei Seca em todas as regiões da capital. Testes do bafômetro serão intensificados e ações educativas sobre o perigo de beber e dirigir serão realizadas em bares, restaurantes e algumas ruas da cidade. Os atos fazem parte da campanha "Lei Seca Vai Pegar", da prefeitura de Curitiba. As blitze serão realizadas de forma permanente por profissionais do Batalhão de Policiamento de Trânsito BPTran, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e da Guarda Municipal de Curitiba.
As ações educativas, que começaram hoje, vão simular um acidente de trânsito. Os locais terão um carro batido, ambulância e guincho para chamar a atenção das pessoas. Elas devem ser feitas em ruas com grande movimento de carros duas vezes por dia, entre 9h e 11h e 14h e 16h30. A partir do dia 23, a campanha será realizada também nos parques da cidade, sempre aos domingos.
Em bares e restaurantes da cidade, a ação levará folhetos e bolachas de chopp com mensagens educativas às quintas, sextas e sábados.
No ano passado, 268 pessoas morreram no trânsito de Curitiba. Um estudo do Instituto Médico Legal do município (IML) feito em março de 2012 avaliou que 19 de 34 vítimas fatais de acidentes de trânsito tinham altos índices de álcool no sangue.
Lei
De acordo com a lei, o condutor do veículo é autuado quando tem mais de 0,05 miligrama de álcool por litro de ar. A multa para quem não passar no teste do bafômetro é de R$ 1.915,30, além de recolhimento da carteira de habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo.




