Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lago Paranoá

Bombeiro morre durante treinamento em Brasília

Testemunhas dizem que ele foi vítima de excessos cometidos no curso. Comando dos bombeiros informou que vai investigar a morte

Um bombeiro morreu durante treinamento no Lago Paranoá, em Brasília. Com 34 anos de idade e 15 de bombeiro, o sargento Washington Nunes participava na tarde desta terça-feira (23) de um curso de especialização.

De acordo com o comando, o sargento nadou um trecho do lago e quando chegou à margem desmaiou.

Mas a versão das testemunhas é diferente, diz que o sargento foi deixado por um barco a cerca de 500 metros da margem. No percurso, mergulhadores dos bombeiros, apelidados de ‘tubarões’, davam o que eles chamam de ‘caldo’, ou seja, dificultavam o nado, segurando e afundando o militar. Em um desses ‘caldos’, Nunes teria se afogado e não pôde ser reanimado.

O curso de mergulho dos bombeiros de Brasília é considerado extremamente difícil. Um bombeiro que já participou desse tipo de treinamento denuncia que as atividades beiram a irresponsabilidade.

"Montam em você, sobem nas suas costas. Um puxa por baixo e por aí vai. Enquanto, não vêem que você vai desmaiar, eles não param", relata o bombeiro. "A sensação é de pura morte, você não tem onde agarrar, é covardia. Cada um tem o seu limite, e eles não sabem o meu limite. O meu limite termina na irresponsabilidade deles", completa.

O comando dos bombeiros não quis comentar a denúncia e prometeu investigar a morte do sargento Nunes. "Foi instaurado um inquérito policial militar. Dentro de 40 dias, teremos o resultado para saber quais foram as causas que levaram a essa morte na instrução", afirma o chefe do Comando Social dos Bombeiros do Distrito Federal, coronel Maciel Nogueira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.