• Carregando...
Bonecas de Propósito: página no Facebook mostra as criações que serão doadas para crianças | Reprodução/Facebook
Bonecas de Propósito: página no Facebook mostra as criações que serão doadas para crianças| Foto: Reprodução/Facebook

“Eu tenho um buraquinho aqui, no coração, que está bombeando água e sangue para o pulmão. Mas eu vou operar e vou ficar boa. Eu gostei de ganhar a bonequinha e o que eu mais gostei foi o coraçãozinho, que sai de dentro dela. O nome da boneca vai ser igual ao meu, Lívia.” Com apenas cinco anos de idade, Lívia é uma das crianças atendidas pelo Hospital Pró Criança Cardíaca. Enquanto ela espera por uma cirurgia no coração, ela recebeu a doação de uma “Boneca de Propósito”.

A iniciativa, idealizada e realizada pela carioca Fernanda Candeias, surgiu depois dela assistir a uma reportagem sobre uma moça com câncer que, apesar de bem resolvida em relação à doença, ainda tinha questões quando o assunto era a queda do cabelo. A partir daí, Fernanda criou bonecas terapêuticas de pano para doar para crianças com câncer ou com doenças cardíacas e no rim.

“Pensei em bonecas, primeiro, porque a criança resolve tudo brincando. Além disso, acredito que a boneca é uma representação do eu. Essas Bonecas de Propósito têm características especiais para a criança se identificar. Por exemplo, a bonequinha para a criança que está passando por uma quimioterapia não tem cabelo. Então, primeiro surgiram as bonequinhas carecas, depois as do coração e depois as do rim”, explica Fernanda.

Com doações de amigos, que dão retalhos, botões, fitas e linhas, Fernanda junta o material necessário para costurar as bonecas. Depois de prontas, ela as leva para três lugares: O Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Hospital Pró Criança Cardíaca e a Fundação do Rim, todos no Rio.

”Isso dá uma alegria para eles e para a gente. Essas bonecas são maravilhosas, porque falam do coração, é lindo. A gente nem percebe, mas qualquer coisa que a gente faça que dê alegria para a criança, é muito bom. Tem que dar os parabéns para as pessoas que usam o seu dom para ajudar o outro”, ressalta a fundadora do Pró Criança Cardíaca, a Doutora Rosa Célia Barbosa. Mas as doações não ajudam apenas as crianças.

“Eu doo as bonecas porque eu quero que as bonecas vão para as crianças que estão passando por aqueles problemas, mas o retorno é maravilhoso. Cada vez que eu tenho um retorno de uma história eu fico muito emocionada. É muito gratificante ver a reação das crianças”, conta Fernanda, que cita Raul Seixas para tentar explicar o resultado da iniciativa dela:

“Eu nunca imaginei que pudesse atingir tantas crianças assim, com tanto carinho. Me surpreendeu, porque eu faço um trabalho muito caseiro, eu trabalho em casa, e, de repente, está ficando uma coisa bem bacana. Como na frase do Raul Seixas: ‘Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade’. E as Bonecas de Propósito estão se tonando uma realidade”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]