Salvador (AG) Estreante no carnaval da Bahia e uma das grandes sensações da folia neste ano, o vocalista da banda irlandesa U2, Bono, se mostrou impressionado com a grandiosidade da maior festa popular do planeta, como atesta o livro dos recordes. Empolgado apenas com a abertura da folia, quinta-feira, que assistiu do camarote Expresso 2222 do ministro da Cultura, Gilberto Gil, no circuito da Barra, Bono prometeu voltar e participar mais ativamente da festa. "Somos fãs do carnaval. Queremos ver e sentir essa festa para podermos voltar no outro ano para participar, quando a entenderemos melhor", disse Bono.
O grupo irlandês chegou ao camarote de Gil às 21h30. Suas vans, cercadas de policiais, provocaram um princípio de histeria dos foliões e fãs da banda que os aguardavam.
Ao chegar à sacada do camarote, Ivete Sangalo passava com seu trio elétrico. Os dois cantaram "Vertigo", música que dá nome à turnê da banda. Bono também se arriscou na música brasileira, quando repetia a expressão "chupa toda!", tentando cantar o refrão da música de Ivete, uma das mais populares do verão. Desta vez, Bono foi acompanhado por Gilberto Gil. Em outra performance, ele cantou até Bob Marley. Bono demonstrou intimidade com a família Gil. Abraçou a mulher do ministro, Flora Gil, e dividiu microfone com a filha dele, Preta Gil.
Camarote
O camarote de Gil foi aberto excepcionalmente na quinta-feira apenas para abrigar os integrantes da banda. Bono foi ao local acompanhado da mulher, do guitarrista The Edge, do baixista Adam Clayton e do baterista Larry Muller.
O U2 chegou a Salvador na tarde de quarta-feira, depois de reunir mais de 140 mil pessoas em dois shows em São Paulo, na segunda e terça-feira. Na mesma noite, participou de um jantar na casa de Gil. O U2 está hospedado em um condomínio de luxo no litoral norte de Salvador, na praia de Busca-Vida.



