• Carregando...
Trabalho de limpeza do Rio São João, embaixo da ponte da Curva da Santa, na BR-376 | Daniel Derevecki / Gazeta do Povo
Trabalho de limpeza do Rio São João, embaixo da ponte da Curva da Santa, na BR-376| Foto: Daniel Derevecki / Gazeta do Povo

O km 671 da BR-376, mais conhecido como a Curva da Santa, foi totalmente liberado por volta das 16h desta segunda-feira (22), depois de ter ficado parcialmente bloqueado durante o dia para a retirada de resina que vazou na pista após um acidente envolvendo um caminhão no fim de semana. O trânsito no local é normal e sem filas, informou a concessionária OHL, responsável pelo trecho.

Por volta das 10h, a concessionária fechou duas das três faixas no sentido Paraná-Santa Catarina para raspar o asfalto, retirando o restante de resina que ficou na pista. O acidente que provocou o derramamento do produto aconteceu na manhã de sábado (20) e interrompeu totalmente o tráfego de veículos pela rodovia no sentido Paraná-Santa Catarina. A limpeza das pistas avançou pela noite e demorou porque a resina é um produto tóxico e escorregadio. Por volta das 23h de sábado, duas faixas já haviam sido liberadas para o trânsito.

Impacto ambiental

Houve ainda vazamento do produto para um rio na região, na altura da chamada "Curva da Santa" da BR-376. Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), equipes do próprio órgão, da OHL, da PRF e da Defesa Civil foram deslocadas para prestar o atendimento necessário e descobrir o tamanho do impacto no Rio São João.

O IAP informou que dos 26 mil litros de resina sintética do caminhão, cerca de 5 mil escorreram para o rio, responsável pelo abastecimento da cidade de Garuva, em Santa Catarina. Segundo o órgão, isso não deve afetar o abastecimento de água da cidade, pois a resina não dilui e se concentra no fundo do córrego.

Ainda conforme o IAP, amostras da água foram encaminhadas para um laboratório para determinar o grau do impacto ambiental. O resultado da análise só deve ser divulgado após dez dias. Com o laudo oficial, o IAP vai poder avaliar qual procedimento deverá ser adotado contra a empresa transportadora, além do valor da multa que deve ser aplicada.

A OHL informou que a companhia tomou as medidas necessárias, inclusive enviando uma equipe técnica para conter os danos. A retirada total da resina do córrego deve terminar até a quarta-feira (24).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]