Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
desastres

Brasil está entre os dez países em que mais ocorrem catástrofes naturais

Mais de 38 mil desastres foram registrados no Brasil em 20 anos

Em novembro, tornado devastou Marechal Cândido Rondon | Gilmar Angelo/Portal Rondon
Em novembro, tornado devastou Marechal Cândido Rondon (Foto: Gilmar Angelo/Portal Rondon)

Esqueça aquela velha história de que não há desastres naturais no Brasil. Isso é mito. Relatório divulgado em novembro pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR) e o Centro de Pesquisas de Epidemiologia em Desastres (Cred) mostra que o Brasil é o único país das Américas que está na lista dos dez países com maior número de pessoas afetadas por desastres entre os anos de 1995 a 2015.

E basta ficar mais atento ao nosso estado para ter certeza disso. Um tornado causou inúmeros prejuízos em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, em 19 de novembro. , Uma semana depois, um terremoto atingiu a região Norte do país. Sem contar os problemas sérios deixados pelas chuvas quase ininterruptas no Sul e os transtornos causados no Nordeste pela seca – fenômeno que mais afeta a população brasileira, de acordo com o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. O estudo – feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil – mostra também que o país registrou mais de 38 mil catástrofes entre 1991 e 2012.

“Colocar que o Brasil não é atingido por desastres naturais é uma desinformação”, observa o professor de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Eugenio de Lima, que atualmente comanda a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba. Ele explica que o fato de estarmos dentro de uma plataforma geológica “mais estável” não quer dizer que não existam pontos dentro desta área mais propícios a ocorrências de fenômenos, que se diferem ao longo do território.

“No Sul, estamos tendo um ano atípico de chuvas por causa do El Niño provavelmente. Desde janeiro o Sudeste enfrente uma seca que tem gerado sacrifício enorme da população e da economia. Também há seca no Nordeste, a Chapada Diamantina enfrenta incêndios e Santa Catarina tem inundações. Isso também é desastre natural”, pontua o professor, que também faz parte do Centro de Apoio Científico em Desastres da UFPR.

Muita ou pouca água

O climatologista e chefe de Pesquisa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, afirma que, no Brasil, em torno de 75% dos desastres ocasionados por fenômenos naturais estão relacionados à água – pelo excesso ou pela falta dela. No restante dos registros estão ainda tremores de menores intensidades se comparados a países mais propensos, ventos fortes (que muitas vezes chegam a se transformar em tornados), e ondas de calor.

“No Peru há terremotos, mas lá não há chuvas tão intensas, enchentes frequentes como aqui. O fato é que cada país tem seus desastres”, observa o pesquisador, que apontou como um dos piores desastres brasileiros a tragédia enfrentada por moradores do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em 2008. Naquele ano, o estado enfrentou a pior enchente das últimas três décadas na região.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.