• Carregando...

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (10) a segunda morte pelo vírus H1N1 no país.

A vítima é uma menina de 11 anos que morreu no dia 30, seis horas após dar entrada na emergência de um hospital particular. A criança era moradora de Osasco, na Grande São Paulo, informou a secretaria.

Ela chegou ao hospital no dia 28 de junho com dor abdominal, vômito e febre. No dia seguinte, apresentou febre de 39 graus.

Foi a primeira morte registrada pela nova gripe em São Paulo.

Segundo o secretário Luiz Roberto Barradas Barata, foi confirmada infecção pela nova gripe nos pais e no irmão da menina. O garoto e a mãe passam bem e já tiveram alta.

O pai da garota permanece internado no Hospital Emílio Ribas. Ele está com um leve desconforto respiratório por ser hipertenso, mas passa bem.

Outra garota que manteve contato com a família também contraiu a nova gripe. Porém, ela passa bem.

De acordo com o secretário, ninguém da família relata que viajou para o exterior ou teve contato com pessoas que saíram do país.

Esta é a segunda morte causada pela gripe suína no País. No final do mês passado, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou que um caminhoneiro de Erechim, município do interior do Estado, morreu em razão da enfermidade.

Novos casos

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que 52 novos casos da nova gripe foram contabilizados no país. Com as confirmações desta tarde, chega a 1.027 o número de registros da doença provocada pelo vírus Influenza A (H1N1), desde os primeiros casos de infecção verificados no Brasil, no dia 8 de maio.

Em nota oficial, o Ministério disse em que lamenta a morte da paciente. "O ministério lamenta a ocorrência do segundo óbito (no País) e reitera que todas as medidas vêm sendo tomadas, em parceria com Estados e municípios, para diminuir a disseminação da doença e oferecer tratamento ágil em sua rede pública a todos que necessitem", afirma a nota.

De acordo com a pasta, estão sendo investigados todos os contatos que a criança e pessoas de sua família tiveram com pacientes vindos do exterior. O Ministério da Saúde ressaltou ainda, no comunicado, que "a maioria absoluta das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente". A pasta lembra ainda que o índice de mortalidade causado pela gripe suína, de 0,45%, é igual ao da gripe comum.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]