Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
População

Brasil tem natalidade menor que países ricos

O Brasil já tem uma taxa de natalidade mais baixa que a dos países escandinavos e outras nações ricas do mundo. A constatação é da Organização para a Co­­o­peração e Desenvolvi­men­­to Eco­­nômico (OCDE), que alerta para um rápido envelhecimento da população brasileira e consequências diretas no financiamento dos esquemas de aposentadoria.

Pelos dados da entidade, cada mulher brasileira tem em média 1,8 filho. Entre os maiores países emergentes, apenas a China tem uma taxa inferior. E isso graças a um controle de natalidade rígido que permite apenas 1,5 filho por mulher. Em comparação a outros países emergentes, o cenário brasileiro é radicalmente diferente. Na Índia, por exemplo, ainda são 2,7 filhos por mulher.

Para a OCDE, o Brasil já conta com taxas de natalidade equivalentes a das nações ricas. Em países como Japão e Itália, o número de filhos por mulher é dos mais baixos do mundo, com menos de 1,4. Mas esses são casos extremos. O Brasil também tem uma taxa de natalidade inferior à dos Estados Unidos (2 filhos por mulher), França (1,99), Reino Unido (1,94) e Austrália.

Entre 1984 e 2009, o Brasil foi o segundo país que sofreu a maior queda na taxa de natalidade entre as 30 principais economias do mundo. Só a taxa mexicana sofreu uma queda mais acentuada.

Consequências

Se a queda reduz a pressão demográfica em áreas consideradas como já problemáticas no país, a redução terá impactos econômicos para o Estado. Segundo a OCDE, a consequência no médio prazo será o envelhecimento da sociedade e a necessidade de garantir uma maior participação da população ativa no pagamento de impostos para assegurar que contas de pensões sejam garantidas.

"A consequência de uma taxa de fertilidade de menos de 2,1 filhos por mulher é um rápido envelhecimento da população brasileira", afirmou Simon Chapple, da divisão de políticas sociais da OCDE. As prioridades de gastos públicos também poderão ter de ser revistas. "No médio prazo, haverá uma pressão menor para destinar recursos para crianças, principalmente para abrir escolas, e maior pressão sobre os gastos com pensões e com a saúde, já que uma população mais velha exige também um serviço de saúde maior", explicou Chapple.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.