Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
População

Brasileiro poderá ter de se aposentar mais tarde

Número de idosos tende a crescer nas próximas décadas no país, o que forçará a Previdência e as empresas a se adaptarem ao envelhecimento dos trabalhadores

Em 2030, brasileiros com mais de 45 anos serão  56,3% da população: é o único grupo etário que terá crescimento | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Em 2030, brasileiros com mais de 45 anos serão 56,3% da população: é o único grupo etário que terá crescimento (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)
Estudo mostra que a população brasileira vai parar de crescer a partir de 2030. Confira |

1 de 1

Estudo mostra que a população brasileira vai parar de crescer a partir de 2030. Confira

O envelhecimento da população brasileira deve levar o país a aumentar a idade mínima para a aposentadoria e acabar com a aposentadoria compulsória. A avaliação é da coordenadora de Po­­pulação e Cidadania do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ana Amélia Camarano, durante a divulgação, ontem, do Comunicado do Ipea com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE). "É importante acabar com a aposentadoria compulsória. Ela é fruto de preconceito", disse.A projeção é de que a população brasileira deve parar de crescer por volta de 2030, quando atingir o pico de 206,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, o único grupo populacional que deve ter crescimento positivo será os com idade superior a 45 anos. Por isso o envelhecimento da população vai requerer uma revisão da idade mínima para se aposentar. "Estamos vendo isso na França, que está praticamente parada, e também é uma tendência para o Brasil", afirmou. Segundo Ana Amélia, esse tipo de medida é positiva para a Previdência e também para os idosos, que se beneficiariam da maior permanência no mercado de trabalho.

"Principalmente para o ho­­mem, a saída do mercado de trabalho significa uma importante desintegração social. Com isso, aumentam os índices de alcoolismo, de depressão e até de suicídios", comenta. Ela lembra também que é preciso ver o trabalho do idoso com menos preconceito, caso contrário, não haverá gente para trabalhar no futuro.

O estudo mostra que o país tem avançado na redução da pobreza entre os idosos e uma das causas seria o fato de o piso da aposentadoria ser o salário mínimo. De 1992 a 2009 o porcentual de idosos pobres caiu tanto entre homens (de 24,7% para 12,3%) quanto entre mulheres (de 20,8% para 11,4%). O levantamento aponta, no entanto, que a seguridade social representa a parcela mais importante da renda dos idosos hoje.

Trabalho

Com o envelhecimento da população, o impacto também ocorrerá no mercado de trabalho. Nas próximas décadas os brasileiros com mais de 45 anos deverão responder por 56,3% da futura população em idade ativa. Este novo panorama forçará as empresas a se adaptar: elas precisam adotar medidas voltadas para a saúde ocupacional, além de adequar sua estrutura física para permitir a mobilidade dos funcionários, promover capacitação para que os trabalhadores acompanhem as inovações tecnológicas e incentivar a redução dos preconceitos com relação aos idosos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.