Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Auditoria

CGU identifica 51 professores que burlaram o regime de Dedicação Exclusiva

CGU identifica 51 professores que burlaram o regime de Dedicação Exclusiva
Sede da CGU em Brasília: órgão investiga mais de 900 outros casos semelhantes (Foto: Divulgação CGU)

Ouça este conteúdo

Uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu que 51 professores de instituições federais burlaram o regime de Dedicação Exclusiva e passaram a acumular irregularmente outra atividade remunerada ou a exercer a função de sócio/administrador em empresas. O número, no entanto, pode ser bem maior: de acordo com o relatório da auditoria, publicado em 13 de outubro, o órgão investiga mais de 900 outros casos semelhantes.

A prática fere o artigo 20 da lei 12.772/2012, que determina que os professores que estiverem sob o regime de 40 horas semanais devem prestar dedicação exclusiva à instituição de ensino, sendo impedidos de exercer outra atividade remunerada, pública ou privada.

Em nota à Gazeta do Povo, a CGU afirmou: “Foram criadas recomendações, as quais foram endereçadas aos gestores responsáveis, que serão acompanhadas pela CGU até que os apontamentos sejam esclarecidos e/ou resolvidos”. O órgão também comunicou as irregularidades à Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, e solicitou “controle proativo e automatizado que detecte os casos de acúmulo de professores das Instituições Federais de Ensino em regime de Dedicação Exclusiva com outras atividades remuneradas”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.