• Carregando...
IBDFAM sugere mudar nomes da OAB e da AMB para “linguagem neutra”
| Foto:

A “linguagem neutra”, que já tem adeptos em algumas escolas brasileiras, agora também pode chegar a entidades da área do Direito. O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) sugeriu a mudança dos nomes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Pela ideia do IBDFAM, as entidades passariam a se chamar "Ordem da Advocacia Brasileira" e "Associação da Magistratura Brasileira".

Segundo a entidade, a ideia é que os “órgãos contemplem a diversidade de gênero e o princípio da isonomia e igualdade entre homens e mulheres”. Ofícios com essas sugestões foram encaminhados aos presidentes da OAB, Felipe Santa Cruz, e da AMB, Renata Gil. Na sequência, será enviado ao Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) com a mesma finalidade.

À Gazeta do Povo, linguistas que explicaram que não há preconceito ao se usar o gênero masculino para se referir a um grupo de pessoas, homens e mulheres. A origem estaria no latim – que lançou as bases da língua portuguesa e de outras línguas latinas. Os especialistas ressaltaram ainda que essas novas terminações que movimentos sociais pretendem acrescentar à língua portuguesa não tem amparo científico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]