Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Atividade essencial

Justiça de SP autoriza abertura de supermercados durante lockdown em São José do Rio Preto

Justiça de SP autoriza abertura de supermercados durante lockdown em São José do Rio Preto
Anúncio do decreto municipal gerou corrida aos supermercados, que teve como efeitos aglomerações e falta de produtos nas prateleiras (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A Justiça de São Paulo concedeu liminar autorizando a abertura de supermercados na cidade de São José do Rio Preto durante a vigência do decreto municipal 18.661, que permitia apenas o funcionamento desses estabelecimentos na modalidade delivery entre 17 e 31 de março. O pedido de liminar para autorizar a reabertura dos supermercados foi ajuizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que argumentou que se tratam de atividades consideradas essenciais.

“Respeito a política pública em razão do pior momento da pandemia COVID 19 que assola o país como nunca visto. Todavia, à evidência, a municipalidade obstaculiza quase por completo em abuso de direito e afronta à lei que trata a atividade de supermercado como essencial”, afirmou o juiz Adilson Araki Ribeiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de São José do Rio Preto, em decisão publicada na noite de terça-feira (17).

O magistrado também apontou os riscos da medida para o aumento das contaminações, uma vez que, após o anúncio do decreto, antes de sua entrada em vigor, a população da cidade se aglomerou em filas dentro e fora dos supermercados. Com a corrida às lojas, produtos também começaram a faltar nas prateleiras.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.