Pesquisa revela que paulistanos são contra a volta das aulas presenciais
Falta de estrutura das escolas para lidar com a pandemia é a principal preocupação dos entrevistados| Foto: Pixabay

Oito em cada dez paulistanos são contrários ao retorno das aulas presenciais em 2020, segundo pesquisa Ibope/TV Globo/Estadão. O Ibope perguntou aos 1.001 entrevistados: "A secretaria de Educação tem discutido sobre uma possível volta às aulas ainda neste ano. O(a) sr.(a) é a favor ou contra?". Desses, 17% responderam ser a favor, e 81%, contrários. Entre as mulheres, 84% se manifestaram contra, e 15% a favor. Por causa da pandemia de covid-19, as aulas na capital paulista estão suspensas desde março.

O Ibope também perguntou quais seriam os principais fatores de insegurança, em caso de volta às aulas. Os entrevistados puderam dar mais de uma resposta. O item "falta de estrutura das escolas para lidar com a pandemia" foi citado por 60%, e ficou em primeiro lugar no ranking. A seguir vieram "aglomeração dos estudantes em um só lugar" e "as crianças não têm noção de como se cuidar". Também houve menções a riscos no transporte e a temores de prejuízos no aprendizado dos alunos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro de 2020, com 1.001 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-01432/2020.