Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação infantil

Projeto quer que apenas mulheres cuidem de crianças na educação infantil do RJ

Imagem ilustrativa
Projeto quer apenas mulheres no cuidado de crianças na educação infantil do RJ. Imagem Ilustrativa (Foto: CDC/Unsplash)

Ouça este conteúdo

Os cuidados íntimos das crianças, como banhos e troca de fraldas, matriculadas nos centros de educação infantil e creches do estado do Rio de Janeiro poderão ser feitos exclusivamente por educadoras mulheres. É o que pretende um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Rio Janeiro pelo deputado Max Lemos (PSDB), ainda sem data para ser apreciado.

Segundo o Projeto de Lei 4088/2021, banhos, trocas e fralda e roupa e auxílio para uso do banheiro com as crianças da educação infantil ficariam sobre responsabilidade de mulheres. Já as atividades pedagógicas e aquelas que não impliquem cuidado íntimo com as crianças poderão ser desempenhadas por profissionais de ambos os sexos.

O projeto prevê ainda que, caso aprovado, os educadores homens responsáveis pelos cuidados íntimos com as crianças deverão ser reaproveitados em outras atividades compatíveis com o cargo que ocupam, sem sofrer prejuízos em sua remuneração.

Para o autor da proposta, a medida teria caráter preventivo. Segundo Max Lemos, o objetivo seria evitar riscos às crianças, bem como aos próprios profissionais, “pois o medo das famílias pode ocasionar mal entendidos e acusações infundadas”, disse na justificativa do projeto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.