Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Relações acadêmicas"

Universidade federal fecha parceria com instituição de ditadura europeia

Universidade federal fecha parceria com instituição da ditadura de Belarus
Universidade Federal da Paraíba fecha parceria com instituição da ditadura de Belarus (Foto: Divulgação / UFPB)

Ouça este conteúdo

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) firmou um acordo de cooperação com a Universidade Estadual de Belarus. Com prazo de validade de cinco anos, a UFPB afirma que o objetivo é “desenvolver relações acadêmicas, em todas as áreas do ensino, extensão e pesquisa consideradas de interesse mútuo entre ambas as universidades”.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O governo de Belarus (ou Bielorússia) tem perseguido e prendido opositores. Há também relatos de tortura contra eles. Esses e outros fatos fizeram com que a ditadura europeia sofra sanções por parte dos Estados Unidos e da União Europeia. Alexander Lukashenko venceu as eleições presidenciais de 2020 com mais de 80% dos votos. O pleito foi marcado por violência e acusações de fraude. Ele está no poder desde 1994. Além da repressão, Lukashenko defendeu um tratamento à base de vodca e idas à sauna contra a Covid-19.

No mesmo comunicado, a UFPB se referiu à Universidade Estadual de Belarus como “um marco no desenvolvimento educacional na região, atraindo alunos e pesquisadores de toda a Ásia. A experiência internacional para um pesquisador, ou para um aluno, é simplesmente inovadora em termos de padrões intelectuais, culturais e sociais”, afirmou Leila Bijos, professora e uma das coordenadoras da Internacionalização de Educação Superior da UFPB. A instituição brasileira destacou ainda que já firmou dez convênios com universidades estrangeiras.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, há casos de estudantes presos e expulsos e professores demitidos da Universidade Estadual de Belarus por serem contrários ao regime de Lukashenko.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.