Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Superlotação

Cadeias têm mais presos que presídios

As cadeias de delegacias e subdivisões policiais do Paraná têm hoje mais presos do que o sistema penitenciário estadual. Uma situação classificada como grave pelo secretário estadual da Justiça e da Cidadania, Jair Ramos Braga. "Temos cerca de 9 mil presos no sistema (regimes fechado e semi-aberto) e cerca de 10 mil detentos nas cadeias públicas, destes um terço é de condenados". Outro problema que impressiona Braga é o aumento do número de mulheres encarceradas. "São aproximadamente 600 presas, parte cumprindo pena e parte aguardando julgamento", disse.

O governo do estado promete resolver o problema até o fim do ano e tirar a maioria dos presos das delegacias. "O governo vai criar mais de 10 mil novas vagas no sistema, com a construção de onze penitenciárias estaduais, além de ter ajudado na obra da Penitenciária Federal de Catanduvas", explicou Braga. O Paraná tem hoje 18 unidades, com capacidade para 9.032 detentos.

O secretário afirmou que os projetos para 2007 são reconstruir a Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, e criar duas penitenciárias de regime semi-aberto (no Norte e no Oeste). "A Secretaria da Justiça, em razão da progressão de regime, vai descentralizar o sistema, inclusive porque o Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou o benefício para os crimes hediondos", disse.

Braga lembrou que a falta de vagas no sistema já fez a secretaria colocar muitos presos condenados no Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais, uma unidade construída para receber presos que ainda aguardam julgamento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.