Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Cães visitam crianças em hospital em Curitiba

Animais passam por avaliação antes de participar de projeto em unidade de saúde. Médicos aprovam "tratamento" com cachorros

Vídeo: | TV Paranaense
Vídeo: (Foto: TV Paranaense)

Em Curitiba, uma vez por semana, cães visitam o hospital infantil Pequeno Príncipe e ajudam na recuperação das crianças. Elas ficam mais felizes e, segundo os psicólogos, o estado de espírito é fundamental para a melhora desses pacientes.

A visita dos cachorros ao hospital acontece toda a terça-feira depois de uma rigorosa avaliação do comportamento dos cães, de uma consulta veterinária e de uma passagem deles pelo salão de beleza. "Eles recebem um banho com produtos especiais antes de vir para o projeto", informa uma veterinária.

Assim, até pacientes com o sistema imunológico abalado por tratamentos intensos, como quimioterapia, são liberados pelos médicos para aproveitar a visita. "A gente soube (da visita) agora de manhã. Ele estava dormindo e levantou, tomou um banho e pediu para vir", conta a mãe de um paciente, Ângela Baggio.

Embora não haja comprovação científica de que este tipo de atividade melhore a saúde de quem está em tratamento, os psicólogos não têm dúvidas: o estado de espírito dos pacientes é fundamental para a recuperação. Olhando essas crianças com os cachorros, é possível perceber o bom humor e a satisfação. "Enquanto as crianças estão com os cães, elas esquecem que ficam dentro do hospital e tudo que isso significa para elas", comenta a psicóloga Patrícia Bertolini.

O entrosamento entre as crianças e os animais é tão grande que fica difícil dizer se são os pacientes do hospital que estão em terapia ou os cachorros, que recebem muito carinho. Depois de alimentar o buldogue francês, Juliano, de 6 anos, resume o quanto a experiência foi importante, pedindo desculpas ao cachorro. "Sinto muito, vou ter que ir pingar colírio no meu olho", diz ele, voltando para o quarto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.