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Voos da TAM no Paraná

Dois voos tinham sido cancelados no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, até as 10 horas, mas não eram da TAM. Os dois cancelamentos eram de voos da Gol.

Um cancelamento de voo da TAM ocorreu no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, e outro no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, segundo a Infraero.

Os índices de voos atrasados e cancelados nos principais aeroportos do país são baixos na manhã desta terça-feira (30), segundo balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Dos 799 voos domésticos programados até as 10h, 38 sofreram atrasos de mais de meia hora (4,8% do total) e 31 foram cancelados (3,9%). Entre os 55 voos internacionais, cinco atrasaram (9,1%) e três foram cancelados (5,5%).

Das 260 operações domésticas agendadas pela companhia aérea TAM, oito atrasaram (3,1%) e dez foram canceladas (3,8%). Todas as 13 operações internacionais ocorreram no horário previsto, ainda de acordo com a Infraero.

O número de voos com atraso da TAM era mais baixo do que os da Gol na manhã desta terça-feira. Dos 262 voos da Gol, 12 atrasaram (4,6%). Outros 11 voos foram cancelados (4,2%).

De acordo com a TAM, a operação seguia regular em todo país nesta terça. A companhia esclareceu ainda que "entre os voos da TAM que operam fora do horário previsto, a média de espera é de 14 minutos na malha doméstica, com 2% com espera acima de 31 minutos. Já na malha internacional, a média é de 15 minutos com 3% dos voos operando com espera acima de 31 minutos".Problemas em voos da TAM

No domingo (28) e na segunda-feira (29), houve problemas nos voos da TAM. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que os atrasos e cancelamentos estavam acima da média e decidiu suspender a venda de passagens da companhia até a próxima sexta-feira (3).

Por meio de nota, a TAM informou que está seguindo as determinações da Anac. De acordo com a companhia, os atrasos e cancelamentos "foram decorrência de remanejamento na malha aérea". A TAM alega que as fortes chuvas que atingiram a Região Sudeste entre a noite de quinta-feira (25) e a manhã de sexta (26) interromperam a operação em aeroportos de São Paulo e do Rio e, por isso, parte da tripulação foi deslocada para outros aeroportos, prejudicando a escala.No texto, a companhia também afirma que tem "um efetivo de tripulantes suficiente para atender suas operações" e que "vem realizando contratações constantemente". "Nossas equipes nos aeroportos estão prestando as informações e o apoio necessários, de acordo com as normas vigentes de atendimento aos passageiros. Pedimos novamente desculpas aos clientes e agradecemos sua compreensão", diz a nota.

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