Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
diplomacia

Cai o número de brasileiros barrados em Madri

No início do mês, autoridades brasileiras e espanholas chegaram a um acordo para as mudanças em critérios para ingresso de brasileiros no país europeu

Há pouco menos de duas semanas em vigor, as novas regras para ingresso de brasileiros na Espanha começam a afetar as estatísticas de barrados no aeroporto de Barajas, em Madri.

"Depois da reunião, nós temos tido um [registro de brasileiro barrado] por semana. Caiu o número, mas para nós é importante igualmente [que caia] o número de queixas", disse Maria Luíza Lopes, diretora da Divisão de Políticas Consulares e de Brasileiros no Exterior.

No ano passado, segundo o Itamaraty, 1.402 brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha -uma média de 3,8 barrados por dia.

No início do mês, autoridades brasileiras e espanholas chegaram a um acordo para as mudanças em critérios para ingresso de brasileiros no país europeu. O acesso à bagagem após 24h retido e a simplificação da carta-convite foram algumas alterações anunciadas na ocasião.

Computadores

O Itamaraty ainda pressiona por outras medidas -como a instalação de três computadores na sala onde estrangeiros permanecem após impedidos de ingressar na Espanha. "Isso é um gesto do governo brasileiro para tentar ajudar um problema que nos pareceu grave", afirma a diplomata, que participou da reunião com autoridades espanholas.

Ela aponta haver dificuldade de comunicação entre os barrados, que não podem permanecer com celular e laptops, e a diplomacia brasileira. "Ou a pessoa tem que pagar [para usar o orelhão], em euros, ou tem que ligar a cobrar - e não serve para celular." Os computadores serviriam, então, para facilitar a comunicação entre brasileiros e familiares, por exemplo, por meio de redes sociais e e-mails.

A doação dos computadores foi sugerida pelo Itamaraty na semana passada. A solicitação aguarda resposta da chancelaria espanhola.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.