O número de pessoas multadas por não usar o cinto de segurança vem caindo em todo Paraná. De acordo com reportagem do telejornal ParanáTV 2ª edição, desta segunda-feira (17), em 2007 foram 20 mil infrações em todo estado. A estimativa para este ano é que não ultrapasse 12 mil multas. Apesar do bom resultado, ainda são comuns flagrantes de pessoas desrespeitando a legislação de trânsito.
Os motoristas flagrados sem o cinto sempre usam a mesma desculpa, que estavam com pressa e acabaram esquecendo o equipamento de segurança. O próprio condutor flagrado lembra que o esquecimento pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Alguns motoristas preferem se arriscar ainda mais. Além de transitar sem o cinto ainda usam o celular ao volante. Já o manobrista Francisco Marques dá o exemplo. A primeira coisa que faz ao entrar no carro é colocar o cinto de segurança.
Pelo código de trânsito brasileiro, o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros do veículo, além do motorista. O descumprimento resulta em multa de R$ 130 e cinco pontos na carteira.
"Muitas pessoas não querem usar o cinto para não amarrotar a roupa, ou dizem que dá aflição, mas o cinto está preservando a vida. Se pessoa tem amor a sua vida deve usar", disse a gestora de infrações da Diretran, Leia Hatschbach.



