
Paris e São Paulo - Mesmo sem indícios das caixas-pretas e quatro semanas após o acidente com o Airbus da Air France, com 228 pessoas a bordo, a França mantém suas equipes de busca na costa brasileira.
Segundo o BEA (Escritório de Investigação e Análise), haverá um "esforço considerável" para continuar as buscas pelas caixas-pretas depois de hoje, data esperada para o fim da emissão dos sinais sonoros do equipamento. O órgão, porém, não informou a data para o término das buscas.
Na semana passada, Paul-Louis Arsalanian, diretor do BEA, declarou que a expedição poderia ainda durar algumas semanas. Segundo ele, as caixas-pretas têm garantia de funcionamento de 30 dias, mas podem funcionar por mais tempo.
Sem as caixas-pretas, os destroços e as mensagens Acars, enviadas automaticamente pela aeronave até o momento do seu desaparecimento, continuam a ser as principais pistas para explicar o acidente.
Ao longo das três entrevistas coletivas concedidas desde o acidente, o diretor do BEA divulgou apenas trechos de poucas das 24 mensagens enviadas nos últimos quatro minutos do voo AF 447. Ele explicou que as mensagens ainda estavam em análise. Por isso não deu mais detalhes sobre seu conteúdo.
A única informação divulgada oficialmente revela que as mensagens indicavam "uma incoerência das velocidades medidas" pelos pitots (sensores externos) e uma falha do piloto automático.
Na avaliação do BEA, ainda não é possível concluir se isso contribuiu para o acidente, mas, nas duas semanas após o ocorrido, a Air France trocou todos os sensores de velocidade da sua frota de A-320 e A-330.
Homenagem
A Marinha brasileira prestou ontem uma homenagem no mar em memória às vítimas do acidente com o voo AF 447. A cerimônia ocorreu em alto-mar, nas proximidades do Recife. Militares a bordo de seis navios lançaram coroas de flores no mar. Pétalas de rosas também foram jogadas de um helicóptero. Um padre da Marinha celebrou um culto ecumênico na fragata Bosísio.
As buscas por corpos e destroços terminou oficialmente na sexta-feira. Além dos 51 corpos resgatados, foram recuperadas mais de 600 partes e componentes estruturais da aeronave, além de bagagens dos ocupantes do avião.



