Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Câmara aprova projeto que determina instalação de câmeras em postos

Projeto exige câmeras ligadas de maneira ininterrupta com um arquivo de no mínimo 30 dias como tentativa de aumentar a segurança nos estabelecimentos da capital

A Câmara aprovou em segunda discussão o projeto que obriga a instalação de câmeras de vigilância em postos de combustível de Curitiba. A votação ocorreu em caráter simbólico, durante a manhã, depois que o autor do projeto, Juliano Borghetti (PP), usou a tribuna para explicar a proposta.

O texto foi aprovado com uma emenda, que prevê o prazo de 120 dias para que a obrigação entre em vigor. Inicialmente, a proposta era de que a obrigatoriedade passasse a ser fiscalizada já na data de publicação da lei. A proposta segue na quarta-feira (31) para a sessão que aprova o texto final, que será encaminhado à sanção do prefeito.

Caso se transforme em lei, a regulamentação vai obrigar os estabelecimentos que vendem derivados de petróleo com fins automotivos a fazer a gravação e armazenamento por 30 dias das imagens das dependências dos locais. As imagens serão destinadas exclusivamente para a manutenção da segurança dos clientes e funcionários, e deverão ser cedidas no caso de haver solicitação por autoridades policiais.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sindicombustíveis), Roberto Fregonese, diz que a entidade recebe a aprovação do projeto com indignação. "Não é um avanço, o legislativo está tentando que a iniciativa privada ocupe o espaço do executivo. Segurança pública é uma função do Estado", disse.

Fregonese alega que um levantamento da entidade sindical aponta que 95% dos postos da capital já têm câmeras. "Pode ser que algumas não tenham capacidade de gravação de um arquivo de 30 dias, um equipamento ligado ininterruptamente, etc. Mas o fato de ter uma câmera, não inibe a ação dos assaltantes, temos vários casos de mortes em postos. O que precisa melhorar é a segurança pública", defende o sindicalista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.