Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
transporte

Câmara pretende instalar comissão para questionar reajuste do ônibus em Curitiba

Vereador Felipe Braga Côrtes (PSD) explica que grupo teria missão de traçar um diagnóstico geral do sistema de transporte, em especial da formatação do preço da passagem

CPI na Câmara de 2013 apontou medidas que poderiam reduzir o preço da passagem em Curitiba. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
CPI na Câmara de 2013 apontou medidas que poderiam reduzir o preço da passagem em Curitiba. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Uma comissão especial na Câmara de Vereadores pretende cobrar respostas da prefeitura sobre o aumento da passagem de ônibus em Curitiba. A instalação da comissão ainda está em trâmite na casa, mas o vereador responsável pela proposta, Felipe Braga Côrtes (PSD), explica que além de explicações do reajuste de R$ 3,70 para R$ 4,25, o grupo também serviria para fazer um diagnóstico do sistema e retomar as pautas apresentadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de 2013, que à época apontou a possibilidade da redução do valor da tarifa.

“O aumento veio numa hora imprópria e antecipada. Dentro de toda a composição, vamos buscar entender esse aumento e se ele justifica realmente toda a melhoria que a prefeitura anunciou”, aponta Côrtes, que protocolou terça-feira (7) o pedido da criação da comissão especial. O pedido foi protocolado com a assinatura de 18 vereadores, mas nesta quarta-feira (8) sete deles voltaram atrás e retiraram seus nomes da proposta. Os desistentes foram Geovane Fernandes (PTB), Osias Moraes (PRB), Maria Leticia (PV), Julieta Reis (DEM), Thiago Ferro (PSDB), Helio Wirbiski (PPS) e Mauro Bobato (PTN)

De acordo com o vereador, um diagnóstico geral do sistema de transporte permitiria saber de onde viriam os investimentos para melhorias, inclusive os novos projetos traçados com o dinheiro para o metrô. O relatório da CPI de 2013, que sugeriu redução no preço da tarifa, também será usado para se discutir o valor justo da passagem. “Queremos contribuir no sentido de dar o resultado das propostas que foram indicadas na CPI para baixar a tarifa”, afirma Côrtes.

O relatório da CPI de 2013 chegou a ser entregue ao Ministério Público (MP) e ao Tribunal de Conta do Estado (TCE), que logo após as sugestões emitidas pela CPI chegou a sugerir enxugamento no valor da tarifa. “Vamos cobrar um posicionamento do Ministério Público sobre a questão. Nunca tivemos uma resposta sobre as medidas que saíram da CPI e que foram enviadas a eles”, acrescentou o vereador, que falou ainda na expectativa de dar celeridade a projetos de lei como os que contemplam a implantação de bilhete único na capital.

Procurado, o MP ainda não se pronunciou a respeitos das análises de 2013.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.