Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Câmeras de segurança vão monitorar o Alto da Glória

Equipamentos serão instalados nas imediações da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Estimativa é de que os equipamentos custem R$ 95 mil

Nos próximos meses, três câmeras de segurança devem ser instaladas no bairro Alto da Glória, em Curitiba, mais especificamente nas imediações da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada próximo ao Estádio Couto Pereira. O equipamento será gerenciado pela Guarda Municipal, que poderá monitorar a região em tempo real. Em dias em que, simultaneamente, há jogo no estádio e novena na igreja, o fluxo naquela área chega a 100 mil pessoas.

As câmeras serão instaladas em três pontos distintos (ver box) e o monitoramento será feito por meio de uma central instalada na Praça Osório, no Centro. A estimativa da prefeitura é de que o investimento chegue a R$ 95 mil. A empresa que vai fornecer e instalar as câmeras será definida por meio de um pregão eletrônico que será realizado no dia 18 de julho. O edital foi publicado na última quinta-feira (5).

Vandalismo

O padre Primo Aparecido Hipólito acredita que o monitoramento eletrônico pode contribuir para a redução de assaltos e de casos de vandalismo no entorno da igreja. Segundo ele, em dias normais, cerca de 2,5 mil pessoas frequentam missas na igreja. Quando há novenas, o público chega a 40 mil fiéis. "As câmeras irão ajudar a melhorar a segurança da igreja, do estádio, do cemitério ao lado e dos prédios da região", afirma.

Monitoramento

Segundo o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain, atualmente Curitiba conta com 125 câmeras de segurança – 49 delas estão instaladas na região central. A previsão de Chain é de que até o início da Copa do Mundo de 2014, a capital paranaense tenha 450 câmeras. Ainda neste mês de julho, 27 novas unidades de monitoramento devem começar a funcionar no bairro Sítio Cercado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.