Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Campanha alerta para o uso correto de vagas especiais

Objetivo é fazer com que a população respeite os espaços de estacionamento destinados a idosos e deficientes

Vaga especiais

+ VÍDEOS

Uma campanha que surgiu nas redes sociais está ganhando as ruas de Curitiba. O movimento ?Essa vaga não é sua nem por um minuto? nasceu a partir da situação vivida pela empresária Mirella Prosdócimo, 36 anos, no estacionamento de um mercado em Curitiba, no mês passado. Depois de advertir uma motorista de que havia parado irregularmente numa vaga destinada a deficientes, Mirella, que é tetraplégica desde os 17 anos, foi agredida verbalmente e, por pouco, não fisicamente. O desabafo em sua página no Facebook ganhou eco. ?Se não fazemos nada, não somos ouvidos. Todo dia e em todos os lugares há esse desrespeito. Nunca tinha falado nada, mas naquele dia resolvi não me calar?, conta.

Segundo Maurício Ramos, diretor institucional da agência TheGetz e idealizador do movimento, trata-se de uma iniciativa colaborativa. Quem adere à causa pode baixar e imprimir do site o material em alusão ao mote publicitário. A ideia é conscientizar a população a respeitar as vagas de estacionamento destinadas a deficientes e idosos, seja na rua ou em estabelecimentos comerciais. ?Queremos dar um passinho a mais na cidadania?, afirma Ramos.

A estratégia dos organizadores da campanha é ampliar a difusão do movimento e fazer ações educativas em estabelecimentos comerciais. ?Espero que pessoas com uma situação semelhante à minha se apropriem dessa voz?, resume Mirella.

Fiscalização

De acordo com a diretora da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), Rosângela Battistella, um parecer do Denatran autoriza a fiscalização em estabelecimentos privados abertos ao público. Ela admite, porém, que a prioridade é fiscalizar as vias públicas.

Curitiba conta com 200 agentes de trânsito que trabalham divididos em quatro turnos. Porém, a cidade precisaria ter pelo menos 1,2 mil agentes, para atingir a proporção ideal ? um agente para cada mil habitantes. ?É preciso que os próprios comerciantes fiscalizem. Eles não têm poder de polícia, mas, quando for necessário, podem acionar a Diretran?, diz Rosângela.

Mirella conta que, no dia do incidente, a Diretran foi acionada, mas chegou ao local uma hora depois. De acordo com Rosângela, a viatura que foi até o local estava envolvida em outra ocorrência. Ao chegar ao mercado, fez 14 autuações de estacionamento irregular. A motorista que havia desrespeitado Mirella, porém, já não estava mais no local.

Veja alguns dos materiais de divulgação da campanha:

Serviço:

Para estacionar regularmente em vagas especiais é necessário fazer uma credencial na Urbs. Os documentos necessários e as informações de como proceder estão no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, no link ?guia de serviços?. Quando houver desrespeito às vagas, a Diretran pode ser acionada pelo telefone 156. O material da campanha pode ser baixado no site http://estavaganaoesua.wordpress.com.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.