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Números

Os números mais recentes da aids no Brasil mostram que a epidemia na década de 2000 comporta-se de forma diferente entre os jovens. Na população geral, a maior parte dos casos está entre os homens e, entre eles, a maioria das transmissões ocorreram em relações heterossexuais.

Considerando somente a faixa etária dos 13 aos 24 anos, a realidade é outra. De 13 a 19 anos, a maior parte dos registros da doença está entre as mulheres. Entre os jovens de 20 a 24 anos, os casos se dividem de forma equilibrada entre os dois gêneros. Para os homens dos 13 aos 24 anos, a principal forma de transmissão é a homossexual. Entre as mulheres, o aumento de casos de Aids se deu em todas as faixas etárias. Dificuldades

Apontados por pesquisa do Ministério da Saúde como os grupos mais vulneráveis ao contágio pelo vírus HIV, as mulheres de 13 a 19 anos e os jovens homossexuais, de 13 a 24 anos, serão o principal foco da campanha publicitária de prevenção á Aids do Governo Federal. Lançada neste sábado (6), a ação tem como slogan "Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre".

Pela primeira vez, nos dez anos de sua existência, a campanha terá duas fases. Na primeira, veiculada uma semana antes dos dias de folia, as peças tratam do uso da camisinha. Na semana seguinte ao carnaval, outros materiais falarão sobre a importância de se fazer o teste de HIV quando se viveu alguma situação de risco.

São três vídeos, um para as meninas, um para os jovens gays e o outro (a ser veiculado no período pós-carnaval) de incentivo à realização do teste de HIV. Em ambos, a protagonista é uma camisinha falante que alerta os jovens para o uso do preservativo, narrada na voz da atriz Luana Piovani, que aderiu à campanha e não cobrou cachê.

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