• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Uma campanha lançada pelo Ministério da Saúde quer atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A ação começa na próxima segunda-feira (19) e vai até 30 de setembro. Devem comparecer aos postos de saúde crianças e adolescentes de 9 anos a menores de 15 anos. Crianças com menos de 5 anos também são alvos da campanha, que pretende atualizar 14 vacinas.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a faixa dos 10 aos 15 anos é a que apresenta maior resistência a se imunizar e, por isso, precisa de uma atenção especial. A pasta já enviou 19,2 milhões de doses extras para os postos de saúde de todo o país.

Movimento antivacina cresce e EUA libera pediatras de atender não imunizados

Leia a matéria completa

De acordo com o coordenador estadual de imunização, João Luis Crivellaro, no Paraná também existe um descaso por parte dos adolescentes em relação à saúde. “Assim como no Brasil, no nosso estado o jovem costuma não buscar serviços de saúde por conta própria. Nesse sentido, pedimos que os pais e responsáveis fiquem atentos e levem esses adolescentes para as unidades de saúde”, afirma Crivelllaro.

A campanha, cujo slogan é “Todo mundo unido, fica mais protegido”, também marca os 43 anos do Programa Nacional de Imunização (PNI), que tem a erradicação da poliomielite como uma das conquistas. O dia da mobilização nacional será no sábado (24). “Nos dias de semana todas as unidades de saúde farão vacinação. Mas no dia 24 ainda não sabemos quais estarão abertas realizando o serviço”, explica o coordenador.

O Ministério da Saúde quer reduzir as doenças imunopreveníveis no Brasil e diminuir o número de pessoas sem imunização.

Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há uma meta a ser alcançada. “O objetivo da campanha é atualizar as vacinações para melhorar a cobertura. Desse modo, podemos controlar as doenças e tentar erradicá-las ao longo dos anos”, esclarece Crivellaro.

Segunda via

É importante que se compareça às unidades com a carteirinha de vacinação em mãos. Quem tiver perdido, poderá tirar uma segunda via na própria unidade de saúde. “É bom que a pessoa frequente uma unidade perto de sua casa, pois fica mais fácil encontrar seu registro. Caso a criança ou o adolescente venha de outra cidade e não seja possível localizar as vacinas que já tomou, o profissional de saúde irá aplicar as vacinas que são recomendadas para a sua idade”, explica o coordenador.

Veja quais vacinas serão aplicadas

Crianças:

BCG, que combate formas graves de tuberculose; Hepatite B; Penta, contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções; Poliomielite inativada; Poliomielite oral; Rotavirus; Pneumocócica 10 valente, combate meningites, pneumonias e otites causadas por dez sorotipos de pneumococos; meningocócica C (conjugada), contra a doença sistêmica causada pela Neisseria meningitidis do soro grupo C; Febre Amarela; Tríplice viral, para prevenir sarampo, caxumba e rubéola; Hepatite A; DTP, contra difteria, tétano e coqueluche; e a Tetra viral, que combate sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Adolescentes até 15 anos:

HPV; dT, contra difteria e tétano; dTpa, que combate difteria, tétano e coqueluche; Febre Amarela; Hepatite B; contra o Papilomavírus Humano; e a Tríplice Viral para prevenir sarampo, caxumba, rubéola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]