Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
adestramento

Campeonato testa habilidade de cão treinado

Pastores alemães serão submetidos a provas de obediência, faro e proteção. Curitiba é sede da primeira competição realizada no Brasil

O adestrador Fernando Caliço é um dos competidores: donos dos cães terão de mostrar total controle sobre os animais para vencer a copa | Antonio Costa/Gazeta do Povo
O adestrador Fernando Caliço é um dos competidores: donos dos cães terão de mostrar total controle sobre os animais para vencer a copa (Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo)

Vinte pastores alemães e seus donos serão colocados à prova neste fim de semana em um campeonato de adestramento inédito no Brasil. Curitiba será a sede da 1.ª Copa Brasileira de Adestramento de Cães, na qual a obediência, o faro e a capacidade de proteção são alguns dos principais quesitos avaliados. A competição reconhece o trabalho das melhores duplas na prática do schutzhund – esporte de origem alemã que significa "cão de proteção". Esta é considerada a prova de treinamento de cães mais difícil já disputada no país.

O schutzhund começou a ser praticado na Alemanha pós-guerra, quando os cães passaram a ser usados em treinamentos militares. Inicialmente, os pastores alemães serviam para o pastoreio de rebanhos, mas depois começaram a ser adestrados para fins de segurança. A primeira prova ocorreu em 1901, com o objetivo de avaliar o temperamento dos animais. O adestramento passou a ser considerado uma importante ferramenta para o preparo dos animais. Hoje, mais de cem países fazem competições, porém, a Alemanha continua sendo a principal referência do esporte, contando com uma grande estrutura organizacional.

Em Curitiba, o evento é organizado pela Sociedade de Cães Pastores Alemães do Paraná (SCPAP) e o Clube Brasileiro do Pastor Alemão. As provas serão hoje e amanhã, das 9 às 17 horas, no Quartel General da 5.ª Região Militar. Enquanto os animais serão avaliados por sua obediência e proteção, os donos terão de mostrar no desafio muita habilidade, controle e dedicação com o animal.

De acordo com o organizador do evento e vice-diretor da SCPAP, Ricardo Teixeira, as crian­ças são as que mais se divertem durante o campeonato. "Os cães são dóceis e muito bem treinados. O dono tem o total controle do animal. As crianças são as que mais interagem com o animal, podendo tocar, abraçar e até mesmo beijar. Esses animais têm um temperamento fantástico", destaca Teixeira.

Cada dupla começa a prova com 100 pontos que são subtraídos conforme as faltas cometidas durante a execução dos exercícios. O adestrador e o cão que tiverem o melhor desempenho ganha o prêmio. "Se formos vencedores, meu cão será o primeiro cão pastor, nascido no Paraná, que terá a maior graduação dentro do esporte", afirma o diretor de adestramento da SCPAP, Fernando Caliço, que também participará da competição.

Serviço:

As provas da 1ª Copa Brasileira de Adestramento de Cães serão hoje e amanhã, das 9 às 17 horas, no Quartel General da 5ª Região Militar (Rua 31 de Março, s/n, bairro Pinheirinho, Curitiba). A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.