Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Serviço

Cancelamentos de empréstimos consignados indevidos podem ser feitos no INSS

Para cancelar os empréstimos, o aposentado precisa comparecer em uma das agências do INSS em Curitiba com um documento de identificação

Aposentados que desejam cancelar um empréstimo consignado não solicitado ou realizado de forma indevida podem realizar a operação nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o gerente do INSS em Curitiba, Altamir da Silva Cardoso, todos os funcionários do órgão foram orientados, nesta quinta-feira (11), a cancelar os empréstimos mediante a solicitação dos beneficiários.

Para cancelar os empréstimos, o aposentado precisa comparecer em uma das agências do INSS em Curitiba com um documento de identificação. "É importante ressaltar que a pessoa que solicita o cancelamento vai precisar provar que não autorizou a instituição a realizar o empréstimo", diz Cardoso. Caso o banco consiga provar que o cliente estava de acordo com o desconto, a pessoa que realizou o empréstimo terá que responder na Justiça pelo caso e o desconto será retomado no mês seguinte.

Cardoso também esclareceu que as irregularidades envolvendo a VC Consultoria reveladas nesta quarta-feira (10) não poderiam ser fiscalizadas pelo INSS. "O INSS segue as regras da Febraban [Federação Brasileira de Bancos] que mantém acordos com os bancos. Em alguns casos os bancos terceirizam o serviço [de empréstimo] e ficam sujeitos a essas irregularidades", explica Cardoso.

O gerente do INSS ainda declarou que a procura por esclarecimentos sobre o caso e solicitações de cancelamentos de empréstimos consignados aumentou nesta quinta-feira e deve aumentar ainda mais a partir da próxima semana. Sobre os clientes que se sentiram lesados, a orientação é que procurem o Banco BMG. O banco disponibilizou o telefone 0800-723-2044 para atendimento aos clientes.

Reunião no Ministério Público

Representantes do Banco BMG estiveram reunidos com promotores de Justiça no Ministério Público do Paraná (MP-PR) na tarde desta quinta-feira. O MP-PR não soube informar o que foi discutido na reunião. Em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV, o promotor Maximiliano Deliberador disse que o BMG é responsável solidário à VC Consultoria.

Fechamento da VC Consultoria

A empresa VC Consultoria, com filiais no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, foi fechada nesta quarta-feira (11) durante a Operação Consignado, da Polícia Civil. Seis pessoas ligadas ao grupo foram presas suspeitas de fraudar empréstimos de aposentados e pensionistas do INSS. A estimativa é que os golpes tenham provocado um prejuízo de R$ 10 milhões.

Entre os detidos está Neviton Pretti Caetano, 59 anos, apontado como dono da empresa. Na operação foram cumpridos 41 mandados de prisão e de busca e apreensão. A polícia apreendeu veículos de luxo, sendo quatro Mercedes-Benz, dois Cherokee e um Toyota Hilux. Também foram apreendidos mais de 15 mil contratos em branco assinados. Além disso, a polícia acredita que muitas pessoas nem sabem que foram enganadas.

Esquema

A empresa usava várias estratégias, segundo a Polícia Civil, para aplicar o golpe. Em alguns casos, a fraude começava com um telefonema. O interessando ligava para a VC Consultoria pedindo informações sobre empréstimo, mas mesmo sem autorização, a empresa efetuava o contrato.

A empresa também fazia com que os clientes assinassem várias cópias de contrato em branco, que eram usadas mais tarde para realização de outros empréstimos sem o conhecimento do cliente.

Em alguns casos as vítimas não se davam conta dos empréstimos, pois eram descontados em seus benefícios valores baixos. Nestes casos, além de receber o valor da comissão, a empresa se apropriava indevidamente dos valores dos empréstimos.

A Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) de Curitiba recebeu cerca de 100 denúncias contra a empresa, informou o delegado Jairo Estorilio. O número de vítimas nos três estados onde a empresa atuava pode passar de 15 mil.

Os aposentados e pensionistas que foram vítimas do golpe devem procurar a Delegacia do Consumidor para registrar a denúncia. A delegacia está localizada na Rua Ermelino de Leão, número 513, no Centro de Curitiba. O telefone é (41) 3883-7100.

Nesta quarta-feira, o advogado Heitor Fabreti Amante, que representa a empresa, afirmou que não poderia comentar o caso, pois não havia tido acesso ao teor das denúncias. Ele disse apenas que a VC Consultoria só intermediava os contratos de empréstimo com o banco BMG.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.