Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bate-chapa

Candidato de oposição da OAB-PR aponta irregularidades na campanha

Uma das duas chapas oposicionistas que concorrem à eleição para diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Paraná acusa a chapa da situação de irregularidades no processo eleitoral.

Marlus Arns de Oliveira, que encabeça a chapa OAB Democrática, afirmou nesta terça-feira (14), em entrevista coletiva à imprensa, em Curitiba, que a chapa XI de Agosto vem utilizando a estrutura da OAB-PR para fazer campanha.

De acordo com Oliveira, em eventos realizados em 26 de outubro e em 7 de novembro, para juramento e entrega de carteiras da Ordem para novos advogados, havia integrantes da chapa situacionista fazendo panfletagem dentro da OAB-PR.

Jornal

Outra irregularidade lembrada pelo advogado Guilherme de Salles Gonçalves, que integra a OAB Democrática, diz respeito ao jornal da OAB Londrina.

O informativo oficial da seccional traz, em sua mais recente edição, um editorial assinado pelo presidente da OAB de Londrina, José Carlos da Rocha, pedindo votos para Alberto de Paula Machado, advogado que concorre à presidência da OAB Paraná pela XI de Agosto.

A chapa OAB Democrática diz também que teve dificuldades para conseguir, junto à OAB-PR, a lista de advogados cadastrados e seus respectivos endereços eletrônicos para envio de mensagens de campanha, ao contrário do que havia sido combinado junto à comissão eleitoral da instituição, enquanto a XI de Agosto teria tido acesso aos emails.

Outro lado

Em comunicados à imprensa, a chapa situacionista e a OAB-PR negam as acusações.

O secretário-geral da instituição, Ivo Harry Celli Júnior, informa que "nenhum dos seus bens ou dos seus serviços foi utilizado por quaisquer das chapas concorrentes para além do que permite o Estatuto, o Regulamento Geral da Advocacia e o que foi acordado pelos seus respectivos representantes junto à Comissão Eleitoral em data de 10 de novembro passado".

Outro

O advogado Elias Mattar Assad, que encabeça a outra chapa de oposição à atual diretoria - a OAB de Verdade - diz que a OAB Democrática não é verdadeiramente oposicionista, porque Marlus de Oliveira já pertenceu à situação.

Assad acusa, também, as outras duas chapas de estarem "partidarizando" a eleição na OAB-PR e recebendo recursos financeiros de políticos.

A votação ocorre no próximo dia 22 de novembro. Cerca de 27 mil advogados deverão ir às urnas. O voto é obrigatório para os profissionais registrados junto à OAB, mas é preciso estar em dia com as mensalidades para poder votar.

A nova diretoria ficará à frente da instituição para o triênio 2007/2009.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.