Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Candidatos usam verbas do Congresso

Brasília – Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter endurecido a legislação, ainda há brechas que facilitam a candidatura de quem disputa um novo mandato. Os deputados e senadores, por exemplo, podem contar com toda a estrutura do Congresso durante a campanha. Desde palanque que garantem discursos no plenário, até tevê, rádio, jornal, internet.

Dos 513 deputados, 451 devem disputar a reeleição (88%), outros 43 concorrem a governos estaduais, a vice-governador, ao Senado e às assembléias legislativas. No Senado, 47 dos 81 senadores também disputam um mandato nas eleições de outubro. Os cargos cobiçados são de governador, deputado federal, presidente da República, vice-presidente, vice-governador e senador.

Na prática, esses candidatos vão para disputa em vantagem com relação aos seus adversários que não têm mandatos. Com o Congresso sem recesso e com sessões marcadas apenas para discursos, os deputados e senadores candidatos têm a disposição um palanque permanente, enquanto os demais só poderão fazer campanha em cadeia de rádio e televisão a partir do dia 15 de agosto. Tudo o que falam da tribuna é ecoado pelo sistema de comunicação das duas Casas Legislativas.

A Voz do Brasil também reproduz o que os deputados e senadores dizem nos plenários. O programa, veiculado em rede nacional de segunda a sexta-feira, reserva 20 minutos para divulgar os trabalhos dos deputados e dez minutos para os senadores. Os candidatos aproveitam essa oportunidade para aparecer.

Além do aparato de comunicação à disposição dos parlamentares candidatos, os congressistas ainda contam com estrutura que custa caro para quem não tem mandato: os deputados e senadores contam, por exemplo, com uma verba indenizatória de R$ 15 mil para gastos com combustível, aluguel de escritório e demais despesas na base eleitoral.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.