• Carregando...
 | Rede de Proteção Animal/ Prefeitura de Curitiba
| Foto: Rede de Proteção Animal/ Prefeitura de Curitiba

Adoção

Interessados em adotar um dos cachorros tirados do canil podem entrar em contato com a rede protetora Ajude os Animais, pelo email ajudeosanimaisderua@yahoo.com.br.

Um canil irregular foi fechado na manhã desta quarta-feira (13) no bairro Xaxim, em Curitiba. Ao todo, foram encontrados no local cães mestiços e das raças Yorkshire, Pequinês, Schnauzer, Maltês, Beagle e Lhasa. Inicialmente, a informação divulgada era de que havia em torno de 100 cães no local.

Segundo a prefeitura de Curitiba, os animais viviam em situação precária. Eles eram criados para fins comerciais e serão levados da residência. Depois de serem tratados, vacinados e castrados, os animais irão para adoção.

A operação para fechar o canil foi deflagrada pela Rede de Proteção Animal, da Prefeitura de Curitiba, e também pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que recebeu a denúncia das irregularidades. Conforme relatou o delegado titular da DPMA, Renato Figueroa, o caso começou a ser investigado desde que chegou à delegacia um vídeo, filmado por protetoras independentes, que mostra a dona do canil vendendo cães yorkshires.

Figueroa disse ainda que equipes da prefeitura já haviam ido três vezes à casa onde fica o canil. A dona da residência, porém, recusou-se a recebê-los. Na ação desta manhã, a mulher também não permitiu a vistoria, e, por isso, policiais tiveram que forçar a entrada.

"A dona do canil vai responder criminalmente por maus tratos. Nesses casos, a pena é de três meses a um ano", afirma o delegado. Ela também terá que pagar duas multas por maus tratos e comércio ilegal de cães, com valores que variam entre R$ 20 mil e R4 200 mil.

Os cães foram retirados do canil e levados para lares provisórios. Eles também serão vacinados e microchipados, e, posteriormente, serão encaminhados para adoção.

A criação comercial de animais é proibida em Curitiba pela lei municipal 13.914/11. O comércio é permitido somente a estabelecimentos autorizados.

Quarto caso em menos de três meses

Este é o quarto caso de fechamento de canil irregular em Curitiba em menos de três meses. Em setembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba descobriu um canil no bairro Boa Vista. No local, foram encontrados 119 animais de onze raças, sendo 58 filhotes, todos em condições precárias. Não havia, de acordo com o departamento, qualquer acompanhamento veterinário aos animais, que sofriam com problemas como tumor nos olhos, desnutrição e sangramentos.

No final de outubro, outro canil irregular foi fechado no bairro Cajuru, em Curitiba. Cerca de 30 cães das raças Poodle, Pinscher, Lhasa apso e Yorkshire estavam em condições de maus-tratos em gaiolas de madeira, colocadas em uma garagem. Os proprietários do local foram multados em R$ 50 mil e tiveram que assinar um termo circunstanciado. Depois de uma disputa judicial entre a prefeitura e a dona do canil, os cachorros foram disponibilizados para adoção.

No começo de novembro, no Pilarzinho, 45 cães foram resgatados em condições precárias de uma casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]