• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A chuva chegou ao Paraná. De acordo com o Simepar, as primeiras pancadas desta sexta-feira (6) foram registradas em parte das regiões Noroeste (na divisa com o Mato Grosso do Sul) e Oeste (na fronteira com Paraguai e Argentina), já por volta das 5h30. Imagens do radar meteorológico que fica em Cascavel, no Oeste, indicam que as precipitações variam entre fraca e moderada e já chegaram às regiões de Guaíra, Palotina, Umuarama, Foz do Iguaçu e Cascavel. Apesar da chuva, não houve diminuição significativa das temperaturas.

Em Curitiba, a tendência é de que o tempo instável se configure entre a tarde e a noite desta sexta-feira , embora não seja possível descartar totalmente eventos isolados de chuva antes disso em algumas áreas da região metropolitana.

Ainda de acordo com a imagem do radar meteorológico, na Argentina e Paraguai já há ocorrência de pancadas mais intensas de chuva, com registro de muitos raios. O Simepar explica que essa instabilidade é causada por uma condição que foi muito observada no último verão: calor e umidade vindos da região Norte do Brasil chegam à região Sul e acabam causando essas zonas de instabilidade.

Nessa sexta, isso significa chuva a qualquer momento do dia, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado. No Norte e Noroeste, a chuva demora um pouco mais para chegar e as temperaturas ficam elevadas.

Por enquanto, as chuvas continuam entre fracas e moderadas na parte Oeste do estado. De acordo com Fernando Mendonça Mendes, meteorologista do Simepar, não há previsão para que as pancadas se intensifiquem muito em nenhuma das regiões paranaenses.“A princípio, o que pode fazer diferença é mais a persistência da chuva, um acumulado maior, do que a força da chuva”, explica.

Próximos dias

No fim de semana, o tempo permanece instável. Segundo o Simepar, não há indicativo de chuvas contínuas ou duradouras sobre o estado. No entanto, são previstas pancadas durante o dia e, apesar de as temperaturas não ficarem tão elevadas, a condição de abafamento deve ser maior no período da tarde. A tendência é que os dias chuvosos permaneçam até terça-feira (10), com pancadas mais fortes a partir da segunda (9).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]