Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Preservação

Capital terá reservas particulares naturais

Dentro do programa Biocidade, Curitiba vai apresentar uma forma pioneira de associar preservação ecológica no ambiente urbano. Solenemente, será anunciada a instalação da primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) do Brasil. A área, na Rua Sebastião Santos, é cortada por nascentes e córregos do Rio Uvu (o da Cascatinha), em Santa Felicidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já identificou mil potenciais parques particulares. O projeto inédito se destaca pela possibilidade de apresentar um novo conceito, a ser copiado por outras cidades.

As RPPNMs só poderão ser utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas científicas e visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais. Áreas nativas, bem conservadas, vão resultar em benefícios para os proprietários. No final do ano passado, foi aprovada uma lei que garante isenção de Imposto Predial e Predial Urbano (IPTU) e ainda transfere para outro terreno o potencial de área construída "perdido" com a preservação. O modelo foi inspirado em projetos que garantem isenção de impostos em áreas rurais. O Paraná é recordista brasileiro em quantidade de RPPNs.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.