Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Memória

Cara nova para um prédio pioneiro

Até o fim de março, a população de Curitiba terá a oportunidade de conferir a nova roupagem de um dos prédios mais antigos da cidade. É o edifício Nossa Senhora da Luz, localizado na Praça Tiradentes, ao lado da Catedral, abandonado há aproximadamente 20 anos por causa da precariedade da construção e oficialmente interditado em 1999 pela Santa Casa de Misericórdia, proprietária do imóvel.

A Santa Casa, em parceria com a regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com o engenheiro civil Sidart Gaia, resolveu recuperar o imóvel. "É um prédio de interesse de conservação da cidade e não poderia ficar da forma em que se encontrava. A idéia do engenheiro foi o passo inicial para que as obras começassem", afirma o padre Carlos Chiquim, secretário executivo da regional da CNBB e um dos responsáveis pela reforma.

Desde a interdição, o edifício passou a ser alvo fácil de vandalismo, serviu de abrigo para moradores de rua, esconderijo de objetos roubados e refúgio de usuários de drogas. Apesar de estar localizado no centro histórico, o que se via era uma construção que destoava da área turística: vidraças estilhaçadas, paredes cobertas pela pichação e um local tomado pelas aves, o que rendeu ao prédio o apelido de "casa dos pombos". A outra alternativa era derrubar o edifício, que colocava em risco a segurança dos moradores e ainda poderia afetar a saúde pública – só na limpeza inicial foram retiradas cinco caçambas de dejetos animais.

Os 6.230 metros quadrados de construção serão revitalizados para, em agosto, receber a primeira mostra "Espaços Offices", idealizada por Sidart. O evento é inspirado nas exposições de decoração de interiores, com intenção de levar ao público consumidor as últimas tendências em móveis, elementos decorativos, equipamentos e serviços. Segundo o engenheiro, os 77 ambientes serão decorados com o tema "espaços de trabalho".

Depois da exposição, parte das salas montadas e recuperadas serão alugadas para profissionais que tenham interesse em se estabelecer no local. No térreo será criado um shopping para oferecer serviços gerais à população, com lojas, restaurantes e espaços de lazer. A sobreloja abrigará salas de convenções, o Museu de Arte Sacra (atualmente instalado no Largo da Ordem), um centro de documentação das igrejas do Paraná e um telecentro de informática. O telhado será retirado, dando lugar a um projeto de paisagismo elaborado para abrigar mais dois espaços de lazer.

O restante do prédio será ocupado pela administração geral do Programa Rede Solidária, que trabalha com inclusão social e educacional. "A idéia é reunir em um só local todos os serviços para a comunidade, com postos de identificação, atendimento médico, espaços de cultura e entretenimento", explica Chiquim. Para Gaia, a iniciativa é importante para a cidade, que vai receber um edifício histórico renovado e um novo conceito de mostras de decoração. "Outra vantagem é que a Santa Casa destinará o dinheiro arrecadado com a locação das salas para instituições carentes", destaca o engenheiro.

Serviço: o edifício fica na Praça Tiradentes, 197, Centro. A mostra "Espaços Offices" será aberta ao público no dia 25 de agosto, com duração aproximada de 45 dias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.