
O Cartão Nacional de Saúde foi lançado em Curitiba na manhã desta terça-feira (18). Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) irão receber um cartão com um código de barras. Todos os procedimentos pelos quais a pessoa passar no SUS serão registrados nesse documento e as informações poderão ser consultadas em todo o território nacional.
A solenidade contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O lançamento foi feito durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde da Barreirinha, na capital. O evento contou com a participação do governador Beto Richa, do prefeito Luciano Ducci, de secretários de estado e do município, além de parlamentares.
O cartão é gratuito e será distribuído em 1.313 municípios brasileiros na primeira fase do projeto. Aproximadamente 100 milhões de brasileiros irão receber o Cartão Nacional de Saúde.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Curitiba informou que o cartão começará a ser distribuído em larga escala entre o fim de outubro e início de novembro. O cartão será feito na hora nas unidades básicas de saúde.
Quem já tem cadastro em alguma unidade, pode comparecer ao posto de saúde para atualizar os dados cadastrais e solicitar o cartão. Se não tiver cadastro, a pessoa será inscrita no Sistema Único de Saúde (SUS) e deve pedir o cartão.
De acordo com o ministro da Saúde, o Cartão Nacional de Saúde irá agilizar o atendimento principalmente em casos de emergência, pois todas as informações do paciente sobre tratamentos, medicamentos, entre outras estarão no documento.
Investimentos
O ministro também anunciou que o Paraná deve receber R$ 46 milhões por ano para financiar a implantação da rede estadual de urgência e emergência. O Estado também será um dos primeiros a participar da Rede Cegonha, projeto do governo federal que vai realizar ações integradas com o programa Mãe Paranaense, para a prevenção à mortalidade materno-infantil.



