Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha

Cartazes em ônibus e locais públicos combaterão a pedofilia em Curitiba

O projeto foi apresentado pelo vereador João Claúdio Derosso à Câmara Municipal

O combate à pedofilia poderá ser feito a partir de cartazes colocados no transporte coletivo e em locais públicos de Curitiba – como creches, escolas, postos saúde e ruas da cidadania. É o que prevê um projeto de lei do vereador João Claúdio Derosso apresentado à Câmara Municipal de Curitiba. O presidente da Casa afirmou que a população precisa ter mais informações sobre esse crime, deve saber como proceder, caso isso aconteça com uma criança ou um adolescente próximos, e também a quem denunciar os pedófilos.

Os cartazes também trarão um telefone para denúncias – o número 100, que funciona em todo o país. "Trata-se de uma medida eficaz de combate à pedofilia e que não necessita de muitos investimentos por parte do poder público", disse Derosso. Nos ônibus que possuem sistema de áudio, serão veiculadas mensagens de alerta sobre o crime, as quais também conterão o número do disque-denúncia.

De acordo com o vereador, além da necessidade de informação, o projeto surgiu para se tentar reduzir o número de situações de pedofilia em Curitiba. Segundo dados do Conselho Tutelar, 267 casos foram registrados na capital de junho de 2008 até junho de 2009. No mesmo período foram registrados 1,8 mil no Paraná e 17 mil no Brasil.

O projeto foi protocolado na segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Curitiba, a seguir a Casa fará o estudo sobre a legalidade da medida. Depois o projeto será distribuído para análise das comissões da Câmara. Ainda não há previsão de quando entrará em votação no plenário.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.