Uma casa desabou depois de ser atingida por um raio no Jardim das Oliveiras, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, no fim da tarde de ontem. Uma pessoa morreu e oito ficaram feridas nenhuma em estado grave. Segundo vizinhos, o atendimento médico demorou mais de meia hora para chegar ao local, de difícil acesso.
Isabel Ribeiro Mendes, que mora na mesma rua, foi uma das primeiras a chegar aos destroços da casa de alvenaria, com cinco cômodos, onde morava um casal com sete crianças. Ela não viu o acidente, mas contou que um raio caiu na casa e provocou a explosão de um botijão de gás, por volta das 17h30.
O sargento César Hubert, da Defesa Civil de Almirante Tamandaré, não confirmou a versão, e informou que a Polícia Técnica faria uma perícia no local para descobrir o que aconteceu. "A princípio, não há elementos que indiquem uma explosão de bujão de gás no local", afirmou. Ele também disse que, para destruir a casa, o raio pode ter tanto atingido o imóvel em cheio ou ter caído na terra, bem próximo à casa. Segundo relatos, a descarga elétrica também afetou aparelhos elétricos de outras casas da mesma rua.
Não chovia forte no momento da explosão, conforme os vizinhos que ajudaram a retirar a família dos escombros. O primeiro atendimento foi feito pelas funcionárias de um posto de saúde da região. Os feridos foram levadas para outras casas até que chegasse o socorro. "Meu marido tirou o homem lá de dentro e ele ainda ficou respirando por 25 minutos antes de morrer. Se o socorro tivesse chegado mais rápido ele poderia estar vivo", reclamou Isabel. Ela também disse que a família havia se mudado para a casa havia uma semana.
O Instituto Médico Legal chegou ao local por volta das 20 horas para identificar a vítima fatal. O Corpo de Bombeiros informou apenas que se trata de um homem com cerca de 70 anos. Dos oito feridos, quatro foram levados ao Hospital Cajuru e outros quatro teriam sido liberados ainda no local por apresentar apenas escoriações. Entre os hospitalizados, nenhum deles está em estado grave.



