Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
maus-tratos

Casal mantinha 32 gatos em cubículo de madeira no Capão da Imbuia

Um grupo independente que atua na proteção de animais está cuidando, desde ontem, de 32 gatos que viviam em uma jaula de madeira de dois por três metros, em uma residência no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba. Os gatos pertencem a um casal de idosos, com poucas condições financeiras e que acreditava estar fazendo o melhor pelos animais. "Não é um caso de maus-tratos. Eles acharam que dessa maneira os gatos estariam protegidos e não fugiriam", explica Maeve Winkler, uma das protetoras do grupo.

Alguns dos gatos viviam na jaula há oito anos, sem nunca terem saído. Apesar de o local ser higienizado e de os animais serem alimentados, ainda que com ração de má qualidade, dois dos gatos estavam doentes, vários já morreram por problemas urinários e os filhotes que nasceram na jaula haviam morrido por causa do espaço limitado e de brigas entre os machos.

O grupo, formado por seis protetoras, está desde o início da semana orientando o casal e prestando os primeiros atendimentos aos gatos. Todos os animais serão castrados, para evitar a procriação e o conflito entre os machos. Cinco deles passaram pela cirurgia na manhã de ontem. Os próximos passos serão a arrecadação de materiais para a construção de um gatil, que será feito na residência do casal, e o cuidado com os gatos mais velhos, que devem ser separados dos demais. O grupo também irá arrecadar alimentos para os animais.

A protetora Maeve diz que há muitos casos semelhantes na cidade. "A pessoa se entope de bicho em casa e se esquece, muitas vezes involuntariamente, dos cuidados que os animais demandam", explica. Segundo Soraya Simin, da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, é preciso atentar para a responsabilidade de se ter um animal em casa. "É uma vida, não é um brinquedo. Você precisa prover comida, abrigo, atenção, atendimento veterinário, senão ele fica em situação de risco." Para ela, a conscientização da população e a castração dos animais de rua são os dois pontos mais importantes para combater os maus-tratos aos animais.

Serviço: Quem quiser doar materiais de construção, alimentos ou dinheiro aos gatos deve entrar em contato com Maeve pelo telefone (41) 9686-0407.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.