• Carregando...
Manifestante segura cartaz em agradecimento ao promotor Francisco Cembranelli que conseguiu punir o casal Nardoni: houve queima de fogos fora do Fórum de Santana | Evelson de Freitas / Agência Estado
Manifestante segura cartaz em agradecimento ao promotor Francisco Cembranelli que conseguiu punir o casal Nardoni: houve queima de fogos fora do Fórum de Santana| Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado

Relembre o Caso Isabella Nardoni

Confira a íntegra da sentença que condenou o casal Nardoni

O casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foi condenador pela morte da menina Isabella Nardoni, que ocorreu em 29 de março de 2008.

VISTOS

1. ALEXANDRE ALVES NARDONI e ANNA CAROLINA TROTTA PEIXOTO JATOBÁ, qualificados nos autos, foram denunciados pelo Ministério Público porque no dia 29 de março de 2.008, por volta de 23:49 horas, na rua Santa Leocádia, nº 138, apartamento 62, vila Isolina Mazei, nesta Capital, agindo em concurso e com identidade de propósitos, teriam praticado crime de homicídio triplamente qualificado pelo meio cruel (asfixia mecânica e sofrimento intenso), utilização de recurso que impossibilitou a defesa da ofendida (surpresa na esganadura e lançamento inconsciente pela janela) e com o objetivo de ocultar crime anteriormente cometido (esganadura e ferimentos praticados anteriormente contra a mesma vítima) contra a menina ISABELLA OLIVEIRA NARDONI.

Aponta a denúncia também que os acusados, após a prática do crime de homicídio referido acima, teriam incorrido também no delito de fraude processual, ao alterarem o local do crime com o objetivo de inovarem artificiosamente o estado do lugar e dos objetos ali existentes, com a finalidade de induzir a erro o juiz e os peritos e, com isso, produzir efeito em processo penal que viria a ser iniciado.

Leia o conteúdo completo

O conselho de sentença decidiu na madrugada deste sábado (27) pela condenação dos réus Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. A sentença foi lida pelo juiz Maurício Fossen, às 0h25, no 2º Tribunal do Júri do Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo. Os dois terão de cumprir a pena em regime fechado.

Para o juiz houve frieza emocional do casal, que atacou a vítima de forma covarde. O casal Nardoni foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de homicídio triplamente qualificado, usando meio cruel e que dificultou a defesa da vítima, e fraude processual. O crime é agravado ainda por tratar-se de uma menor de 14 anos de idade. Alexandre Nardoni irá cumprir 31 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão e Anna Carolina Jatobá 26 anos e 8 meses de reclusão. O número de anos a que os réus foram condenados é igual a idade que eles têm hoje. Ela, nascida em novembro de 1983, e ele, nascido em junho de 1978.

Os dois foram condenados também a 8 meses de prisão em regime semiaberto e pagarão 24 dias de multa pela acusação de fraude processual. A prisão preventiva foi determinada para manter a ordem pública até novo julgamento.

Reação

Durante a leitura da sentença de condenação, Alexandre Nardoni, pai da garota Isabella, e Anna Carolina Jatobá, madrasta da menina, choraram. Nardoni baixou a cabeça, secou os olhos e o nariz e manteve a postura de derrota. Jatobá ficou com a cabeça encostada na parede. Abaixou a cabeça no final da sentença e chorou. O pai de Alexandre, Antonio Nardoni, ficou abraçado à filha Cristiane.

Os avós maternos de Isabella e os dois irmãos da bancária Ana Carolina Oliveira, mãe da garota, acompanharam de mãos dadas a leitura da sentença do casal Nardoni dentro do plenário. Fazia também parte da corrente a autora de novelas Gloria Perez. Assim que o juiz Maurício Fossen disse que os dois estavam condenados, um dos irmãos de Ana Carolina abaixou a cabeça para trás e deu um sorriso. Os avós ficaram com olhos cheios de lágrimas. Na plateia, pelo menos uma pessoa também ficou emocionada e chorou.

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, ficou sabendo do resultado do julgamento por uma mensagem no celular. Segundo o promotor Francisco Cembranelli, a assistente de acusação Cristina Christo enviou a mensagem assim que a sentença foi lida, pois Ana Carolina estava ansiosa para saber a decisão.

A sentença foi comemorada com fogos, palmas e gritos pela multidão que aguardava o anúncio do lado de fora do Fórum de Santana. A queima de fogos durou pelo menos três minutos. A multidão gritava: "condenados!", "condenados!" Em seguida, passaram a gritar: "Cembranelli!", "Cembranelli!". De acordo com a Polícia Militar, cerca de 300 pessoas estão em frente ao fórum. A polícia teve de jogar gás de pimenta para afastar à multidão que se aglomerava em volta do camburão que levava o casal Nardoni embora do Fórum de Santana. Os réus deixaram o fórum a 1h.

Eles foram levados de volta à prisão no carro oficial da Secretaria de Administração Penitenciária. A avenida diante do Fórum de Santana teve de ser interditada, pois foi ocupada pela multidão. Os carros fechados da SAP tiveram grande escolta policial.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo, a defesa do casal Nardoni já entrou com recurso contra a condenação pela morte da menina Isabella Nardoni, em 29 de março de 2008.

Votação

O promotor Francisco Cembranelli afirmou que o juiz Maurício Fossen decidiu interromper a votação dos jurados quando a contagem chegou a quatro votos favoráveis à condenação do casal Nardoni. Por isso, não é possível afirmar que os réus foram condenados por unanimidade. O objetivo da interrupção pelo juiz, segundo o promotor, foi garantir o sigilo dos votos de cada jurado.

Promotor ressalta trabalho de equipe; defesa diz que o "brilho da noite" foi de Cembranelli

O promotor de acusação Francisco Cembranelli concedeu entrevista às 1h10 deste sábado e ressaltou o trabalho da equipe de peritos do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil que foram muitas vezes injustiçados. "Procurei ressaltar o trabalho de todos profissionais que se esforçaram, alguns que foram muito injustiçados nesse últimos dois anos", disse ele. "O mais importante foi o trabalho pericial, realizado com bastante critério e eficiência", frisou.

Ele ressaltou também que sua confiança "era total". "Tudo foi feito para se obter êxito. A certeza que eu tive sempre foi total. Nada me abalou."

O promotor falou também sobre uma possibilidade de reversão da pena imposta ao casal Nardoni. "Agora eles devem cumprir a pena que lhe foi imposta. Eu não acredito em modificação". "A pena eu sempre deixei a critério do juiz. Ela foi adequada e de acordo com a conduta praticada."

O advogado de defesa do casal Nardoni, Roberto Podval, não deu entrevista e limitou-se a dizer "que o brilho da noite ficava para o promotor Francisco Cembranelli."

Quesitos estabelecidos pelo juiz

Duas séries de quesitos foram respondidas pelos jurados para cada um dos réus – Alexandre Nardoni e Anna Jatobá: uma para o crime de esganadura e outra para politraumatismo.

Eles responderam perguntas para decidir sobre a condenação de Alexandre, tais como: "O politraumatismo procovou a morte?", "Alexandre deixou de socorrer quando alguém esganava?", "Foi Alexandre quem lançou a menina do prédio?", "O júri absolve o réu?", "O crime de esganadura foi praticada por meio cruel?", "A esganadura foi feita impossibilitando a defesa da vítima?", "Quando a vítima foi jogada do sexto andar, ela não teve defesa?".

No caso de Jatobá, algumas das questões abordadas foram: "A asfixia concorreu para a morte de Isabella?", "Ela apertou o pescoço de Isabella para asfixiar a menina?", "Ela concorreu, apoiou ou se omitiu para que Alexandre jogasse a menina da janela?", "O júri absolve a ré?".

Em seguida, o juiz abordou a acusação de fraude processual. Indagou os jurados se o pai e a madrasta de Isabella forma acusados de tentar modificar a cena do crime, lavando as manchas do sangue de Isabella no apartamento. Também aqui foi perguntado se houve um crime, se os réu causaram o crime e se eles são inocentes.

Jurados

Os sete jurados que definiram o futuro do casal Nardoni eram, em sua maioria, jovens. Quatro mulheres e três homens. O conselho de sentença foi composto por dois universitários e um eletricista, uma auxiliar de cobrança, uma técnica em vendas, uma publicitária e uma arquiteta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]