• Carregando...

Um supermercado de Cascavel, no Oeste do Paraná, foi o primeiro estabelecimento a receber a equipe de fiscalização das embalagens e rótulos de produtos transgênicos do Procon-PR e da Vigilância Sanitária. Os trabalhos começaram no interior do estado no fim da manhã desta segunda-feira (19), e devem ser estendidos a mais quatro cidades durante o dia.

Segundo a Vigilância Sanitária, a escolha dos estabelecimentos será sempre feita de forma aleatória e, quando produtos possivelmente transgênicos forem encontrados, uma amostra será colhida e enviada para análise. Em Cascavel, três quilos de farinha de soja foram recolhidos do supermercado visitado pela fiscalização. O material será enviado para um laboratório de Curitiba.

Caso o produto contenha pelo menos 1% de transgênicos na sua composição, e essa informação não esteja disponível na embalagem para o consumidor, tanto o produtor quanto o supermercadista serão multados.

Soja

A soja geneticamente modificada é o principal alvo da fiscalização em todo o Paraná. Isto porque muitos produtos levam a soja na sua composição, mas o consumidor só costuma se lembrar do óleo vegetal.

Segundo a reportagem do Paraná TV, seis em cada 10 produtos industrializados têm soja na sua composição. Além do óleo, os salgadinhos, a mortadela, os achocolatados, entre outros, contêm a soja como um dos seus ingredientes.

A indicação de que o alimento contém ou não soja transgênica já pode ser encontrada em alguns produtos. Entretanto, se o produto não tiver a indicação, o consumidor pode reclamar.

Confira como o consumidor deve proceder para reclamar dos transgênicos na matéria em vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]