Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oeste do Paraná

Cascavel se despede de dom Armando Círio

Celebração religiosa antes do sepultamento do arcebispo emérito foi presidida pelo cardeal Odilo Scherer. Papa Francisco enviou mensagem onde diz ter recebido com pesar a notícia da morte do “dedicado pastor”

Cerca de 20 bispos de várias regiões do Brasil participaram da cerimônia em homenagem a dom Armando Círio | Luiz Carlos da Cruz / Gazeta do Povo
Cerca de 20 bispos de várias regiões do Brasil participaram da cerimônia em homenagem a dom Armando Círio (Foto: Luiz Carlos da Cruz / Gazeta do Povo)

A catedral Nossa Senhora Aparecida ficou lotada na tarde desta quarta-feira (13) por fiéis que foram dar o último adeus a dom Armando Círio, bispo emérito de Cascavel, no Oeste. Ele morreu aos 98 anos na noite de segunda-feira (11) após dez dias internado devido a problemas respiratórios e pulmonares.

A celebração religiosa foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, o cardeal dom Odilo Shcerer, que foi ordenado padre em 1978 por dom Armando Círio, na cidade de Toledo.

Durante a celebração foi feito a leitura de uma mensagem enviada pelo papa Francisco, que se referiu a dom Armando como "dedicado pastor". O sumo pontífice afirmou ter recebido a notícia da morte com pesar.

Cerca de 20 bispos de várias regiões do Brasil participaram do rito religioso. Dom Armando foi sepultado na cripta da catedral por volta das 17 horas. O pequeno cortejo de aproximadamente 50 metros foi acompanhado e aplaudido por milhares de fiéis. Alguns não escondiam as lágrimas.

O governador Beto Richa viajou para Cascavel para participar da solenidade. Ele disse que sempre teve "grande respeito e admiração" por dom Armando, que foi amigo de seu pai, o ex-governador José Richa.

Dom Armando foi o primeiro bispo de Toledo e também de Cascavel. As duas cidades decretaram luto oficial pela morte do religioso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.