
Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) divulgados esta semana mostram que o número de homicídios culposos no trânsito (quando não há intenção de matar) aumentou 9% em relação ao ano passado, em todo o estado. No total, de janeiro a setembro deste ano foram registradas 1.902 mortes relacionadas a acidentes com veículos - em 2011, foram 1.739 vítimas.
O levantamento usa como base os boletins de ocorrência unificados registrados nas polícia Civil e Militar. Curitiba lidera o ranking dos municípios com mais mortes no trânsito, contabilizando 179 homicídios culposos nos três primeiros semestres. Ao contrário do cenário estadual, a capital registrou uma diminuição de 8% no número de vítimas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
As outras cidades com mais casos de mortes no trânsito foram Londrina (97), Ponta Grossa e Cascavel (com 89 mortes cada) e Arapongas (56). Apesar do relatório da Sesp não detalhar as causas dos acidentes, a evolução no número de mortes no estado foi acompanhada pelo aumento da frota nos municípios. De setembro de 2011 até o mesmo mês deste ano, a quantidade de veículos circulando nas ruas aumentou 7%, chegando à marca de 5,6 milhões.
Mortes na capital
O relatório da Sesp também mostra que, em Curitiba, os casos de homicídios culposos no trânsito estão concentrados na Região Sul da cidade. Somente os bairros Cidade Industrial, Tatuquara e Pinheirinho, por exemplo, concentraram 24% de todas as mortes relacionadas a acidentes na capital. No Centro, foram registrados 15 homicídios culposos de janeiro a setembro.



