As Cataratas do Iguaçu estão entre as 28 finalistas do concurso que vai eleger as 7 Novas Maravilhas da Natureza. O anúncio foi feito ontem em Genebra, na Suíça. Apenas outra representante brasileira permanece na disputa, a Floresta Amazônica. Os vencedores serão anunciados em 2011.
Entre os finalistas, encontram-se também o Grand Canyon, a Grande Barreira de Recifes, o Mar Morto e o Monte Kilimanjaro, entre outros locais de exuberante beleza natural. A votação é organizada pelo aventureiro suíço Bernard Weber, que também coordenou a eleição das novas Maravilhas do Mundo.
No último dia 7, foram selecionadas 77 belezas naturais entre as mais votadas. A organização informou que um painel de especialistas escolheu as 28 finalistas entre este grupo. Outras belas atrações brasileiras, como o Pantanal, os Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha, ficaram de fora da disputa.
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, conta que a votação foi zerada e todas concorrentes começam a última etapa no mesmo nível. "Por isso mesmo quem já votou tem de votar de novo para ajudar a eleger as Cataratas", diz.
As Cataratas fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, tombado em 1986 pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Formadas há aproximadamente 150 milhões de anos, as cataratas são compostas por aproximadamente 275 quedas, com altura de 70 metros.
A expectativa dos organizadores é de que a escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza atraia os votos de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo. Em 2007, 100 milhões de pessoas votaram na escolha das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. Os vencedores foram o Cristo Redentor (Brasil), o Coliseu (Itália), a Grande Muralha da China, o Taj Mahal (Índia), Petra (Jordânia), Machu Picchu (Peru) e a Pirâmide de Chichén Itzá (México).
Como votar
Pela internet, no endereço www.new7wonders.com. O site exige a realização de um cadastro para impedir que os interessados votem mais de uma vez. Ou no www.votenascataratas.com.



