
As Cataratas do Iguaçu e a Floresta Amazônica estão entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza. Na lista preliminar, divulgada na tarde de ontem pela Fundação New Seven Wonders, figuram ainda a Baía de Halong (Vietnã), a Ilha de Jeju (Coreia do Sul), o Parque Nacional de Komodo (Indonésia), o rio subterrâneo de Porto Princesa (Filipinas) e a Montanha da Mesa (África do Sul). Na tríplice fronteira, a eleição do maior conjunto de quedas-dágua do mundo foi comemorada com uma queima de fogos na Ponte da Fraternidade, entre o Brasil e a Argentina.
Lançado em 2007, o concurso reuniu cerca de 440 candidatos de 200 países. Dois anos depois, um júri formado por sete especialistas elencarou 28 finalistas, contemplando atrativos dos cinco continentes. A escolha final foi definida por voto popular que mobilizou milhares de organizações, esportistas, artistas e celebridades em todo o mundo em prol das candidaturas. Pelas Cataratas, atrativo que o Brasil divide com a Argentina, declararam apoio mais recentemente o alpinista paranaense Waldemar Niclevicz e os jogadores de futebol Lionel Messi e Kaká.
O coordenador do Comitê de Apoio à Candidatura das Cataratas, Gilmar Piolla, fez questão de ressaltar que a conquista é resultado do esforço para se eleger o principal atrativo turístico do estado e o segundo mais visitado por turistas estrangeiros no país. "Esta é uma vitória conjunta dos brasileiros e dos argentinos, suada, conquistada nos últimos minutos e com muita emoção", disse.
No site, a organizadora do concurso advertiu que parte dos votos, como os enviados por celular, continuam sendo contabilizados e que, apesar de a chance ser pequena, a lista final ainda pode sofrer mudanças. O resultado definitivo deve ser divulgado somente em janeiro, depois de o processo passar por uma auditoria independente.



