
A Catedral Basílica Menor de Curitiba, localizada na Praça Tiradentes, será restaurada integralmente pela primeira vez. O restauro foi orçado em R$ 4 milhões e será feito por meio de recursos do potencial construtivo. A Catedral Basílica de Curitiba foi inaugurada em 1860 e passou por reformas em 1975 e 1993.
O potencial construtivo é a possibilidade de comercialização, pelo proprietário de um imóvel, do direito de construção para além da metragem permitida pela legislação municipal de zoneamento e uso do solo urbano.
O projeto para a restauração da Catedral inclui modernização da parte elétrica e hidráulica, restauração das pinturas, recuperação das tribunas e resolução dos problemas de infiltrações. A melhoria no acesso à Catedral também faz parte da restauração. A reforma foi anunciada nesta sexta-feira (19) em uma reunião entre os administradores da Catedral e o prefeito em exercício, Tito Zeglin.
"A Catedral Basílica é um patrimônio histórico que está no coração da cidade, ao lado de outros espaços já revitalizados como o Paço Municipal e a Praça Tiradentes. Será mais uma obra importante dentro do programa de revitalização da região central de Curitiba", afirmou o prefeito em exercício.
De acordo com a prefeitura, a Catedral é classificada como Unidade de Interesse Especial de Preservação, por isso o município pode negociar cotas de potencial construtivo com o mercado imobiliário. Os recursos captados serão transferidos para o proprietário do imóvel restaurado nesse caso a Cúria Metropolitana de Curitiba.
Não há previsão de quando a restauração terá início. Segundo a prefeitura de Curitiba, o decreto municipal para a captação de recursos será assinado nas próximas semanas.



