Um cativeiro contendo 32 pássaros silvestres foi encontrado na sexta-feira (13) em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, pela Polícia Ambiental do Paraná. As aves estavam em duas residências no bairro Alto Pinheiro, na Rua Cachoeira. Um senhor de 61 anos, proprietário de uma das casas, foi detido.
De acordo com comunicado oficial do Batalhão da Polícia Ambiental, a apreensão foi feita por volta das 14h30. Os policiais chegaram ao local através de uma denúncia anônima. Nas casas foram encontradas gaiolas contendo pássaros das espécies Azulão, Coleiro, Corrupião, Curió, Papagaio, Pássaro Preto, Pintassilgo, Sabiá Coleira, Sabiá-laranjeira, Sabiá-preta e Trinca-ferro. Além disso, em uma das casas havia uma ave da espécie Pixoxó, ameaçada de extinção.
Os animais estão na sede do Batalhão Ambiental, em São José dos Pinhais. Eles serão encaminhados ao Centro de Estudo e Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Tijucas do Sul.
O responsável pelas aves responderá pelo crime de manutenção de animal silvestre. A infração prevê detenção de seis meses a um ano. Além disso, o suspeito também deve pagar R$ 500 por cada pássaro apreendido e mais R$ 5.000 pela espécie em extinção.



