Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Cavalo selado

Diante da reação irada do PR à perspectiva de perder um pedaço dos Transportes para o PSB, que ganharia a feita sob medida Secretaria de Portos, voltou a circular uma possibilidade que havia sido posta de lado no movimento de peças da reforma: tirar Waldir Pires da Defesa. Isso permitiria deixar o PR com um ministério "inteiro", como gostam de dizer seus líderes, e ao mesmo tempo ter um posto à mão para amansar o PSB, infeliz por ter perdido a Integração Nacional para o PMDB. Ao longo dos últimos meses, Lula ofereceu toda sorte de argumento para preservar Pires – até a viuvez recente do ministro. Mas há quem julgue que o novo fim de semana de caos nos aeroportos pode minar a resistência do presidente.

***

Entrou água – O deputado Maurício Quintella (AL), que trocou o PSB pelo PR com a perspectiva de controlar o porto de Maceió, queixou-se da sorte a aliados: a área pode migrar justamente para as mãos de sua antiga sigla. Aluguel – Pós-Balbinotti, um peemedebista defende que a bancada na Câmara se dê por satisfeita por ter conseguido dois ministérios e deixe Lula cem por cento à vontade para escolher o deputado que ocupará a Agricultura: "É a hora de botar a barriga à disposição do presidente". Nas bases – Além de passar um pente fino na biografia de seus pré-candidatos à Agricultura, líderes do PMDB consultaram entidades ruralistas para checar se haveria resistência a algum deles. Nem pensar – Só quem não conhece Marta Suplicy imagina que a ex-prefeita desembarcará na Esplanada distribuindo cotoveladas nos colegas e criando embaraços para Lula. Marta não tem a menor vocação para o suicídio. Caixa-preta 1 – Técnicos da liderança do PFL na Câmara preparam um cruzamento da lista de empresas que mantêm contratos com a Infraero e de suas doações para campanhas na eleição passada. Caixa-preta 2 – Segundo análise preliminar dos dados, ao menos duas empreiteiras que atuam na reforma de Congonhas fizeram doações para candidatos do PT. É guerra – Caso não consiga tirar do papel a CPI do Apagão Aéreo na Câmara, a oposição tentará abrir uma CPI mista. O script é o mesmo da que investigará as ONGs no Senado: utilizar documentos do Tribunal de Contas da União para emparedar o governo.

Pró-fumo – A tucana Yeda Crusius aparece na capa de um informativo da Souza Cruz, com declarações elogiosas à indústria tabagista. "A visão de futuro da Souza Cruz é a mesma que a nossa", diz em entrevista a governadora do Rio Grande do Sul. Cursinho – A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), programou uma série de debates sobre assuntos polêmicos com o objetivo de preparar sua bancada para enfrentar a oposição na nova legislatura. "Aqui só tem cobra criada. No primeiro mandato, ficamos só na defensiva", diz. O primeiro seminário será hoje, sobre energia, com a presença do ministro Silas Rondeau. Tudo azul – A Polícia Federal contratou o instituto Sensus, de Belo Horizonte, para realizar uma pesquisa com os servidores a respeito da instituição. Dos mil entrevistados, 96% declararam que a PF desfruta de uma imagem positiva entre o público externo, e 81% avaliaram bem o desempenho da corporação. Nova regra – O primeiro-secretário da Câmara, Osmar Serraglio (PMDB-PR), diz que o contrato de concessão da rede de lanchonetes da Casa foi prorrogado por um ano, e não três. Acrescenta que foi estabelecida uma cláusula segundo a qual o acerto pode ser rompido tão logo fique pronta a nova licitação do serviço.

TIROTEIO

* Do deputado ACM Neto (PFL-BA), sobre o novo episódio da crise que se arrasta há quase seis meses nos aeroportos brasileiros.

– Lula disse que não brinca com saúde e educação, mas resolveu fazer roleta russa com milhões de pessoas, sujeitando-as a humilhações e riscos nos aeroportos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.